Receita de empanada argentina caseira

Se você está querendo variar o cardápio e deseja preparar algo bem fácil, sem gastar muito dinheiro, a receita de empanada argentina caseira é…

Se você está querendo variar o cardápio e deseja preparar algo bem fácil, sem gastar muito dinheiro, a receita de empanada argentina caseira é uma ótima opção.

A empanada argentina é muito parecida com o nosso pastel de forno (Foto: Divulgação)

Bastante saboreadas no país vizinho, as empanadas argentinas são muito parecidas com o nosso tradicional pastel de forno, podendo ser consumidas em diversas ocasiões, como nos lanches da tarde e da noite, no café ou mesmo servido de acompanhamento para outras refeições.

Para preparar empanada argentina, confira a receita a seguir.

Receita de feijão tropeiro

Receita de omelete com bacon

Receita de empanada argentina caseira

Ela leva ingredientes bem simples e fáceis de encontrar (Foto: Divulgação)

A receita de empanada argentina caseira leva os seguintes ingredientes:

Massa

– 500g de farinha de trigo

– Um ovo

– Um ovo batido para pincelar

– Uma colher (chá) de sal

– 125g de banha de boi

– 200ml de água

Recheio

– 400g de filé mignon

– Uma colher (sopa) de azeite de oliva

– Duas colheres (sopa) de óleo

– Duas cebolas de tamanho médio, picadas

– Uma batata descascada e cortada em cubos de 1cm

– ½ colher (chá) de páprica picante

– Uma colher (chá) de páprica doce

– ½ colher (chá) de cominho em pó

– Duas colheres (sopa) de cebolinha picada

– Sal e pimenta

Modo de preparo

Preparando a empanada (Foto: Divulgação)

Para preparar a massa da empanada da Argentina, coloque a farinha de trigo em uma mesa, espalhando-a de maneira a formar uma coroa. Na parte central, adicione a gordura derretida (fria), o sal e o ovo. Em seguida, acrescente a água gradualmente, até que se forme uma massa macia.

Continuar Lendo  Cuidados com as gengivas: saiba mais

Agora, cubra a massa com filme plástico e a deixe descansar por 30 minutos, em temperatura ambiente. Decorrido esse tempo, abra a massa em uma superfície coberta de farinha e recorte círculos com diâmetro de 12 a 14cm.

No caso do recheio, comece fervendo a batata até que ela fique macia, conservando a sua forma. Escorra e deixe esfriar. Corte a carne em pedaços bem pequenos e coloque-os para dourar, em uma panela com óleo, sem mexer. Em uma frigideira, junte o azeite e as cebolas, e cozinhe por cinco minutos.

Na sequência, coloque as cebolas e as batatas na panela onde está a carne, tempere com sal e pimenta a gosto, as pápricas e o cominho, adicione a cebolinha e misture bem. Assim que o recheio esfriar, leve-o para a geladeira, onde ele deve ficar de duas a três horas, no mínimo. Para melhores resultados, é bom deixá-lo passar a noite na geladeira.

Montando a empanada

Depois de 20 a 25 minutos no forno, a empanada argentina caseira está pronta para ser saboreada (Foto: Divulgação)

Para montar a empanada argentina, coloque uma colher de recheio na parte central de cada círculo de massa, use água para umedecer as bordas, dobre ao meio e pressione com os dedos para fechá-la.

Depois, faça as dobrinhas na borda da massa, pincele com o ovo batido e leve as empanadas ao forno, que deve estar em temperatura de 180º, para dourar, durante um período de 20 a 25 minutos.

Top