Receita de canelone de queijo e presunto

O canelone é uma receita de origem italiana, em que o macarrão é recheado com carne ou frios e coberto com molho. O prato…

O canelone é uma receita de origem italiana, em que o macarrão é recheado com carne ou frios e coberto com molho. O prato pode ser feito com um macarrão em forma de rolinho já pronto ou com massa para lasanha. A receita de canelone de queijo e presunto é feita com esse último ingrediente e leva molho vermelho e branco. Veja como fazer:

Receita de canelone de queijo e presunto

Ingredientes

1 pacote massa fresca para lasanha

Queijo a fatiado a gosto

Presunto fatiado a gosto

Receita pode ser feita com dois molhos (Foto: divulgação)

Molho vermelho

2 colheres de óleo

1/2 cebola picada

2 dentes de alho amassados

2 tomates maduros e sem pele picados

1 cubo de caldo de carne

1 lata de massa de tomate

Manjericão a gosto

Molho branco

1 colher e 1/2 (sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite

1 colher de manteiga

1/2 cebola picada

1 pitada de noz-moscada

1 caixinha de creme de leite (opcional)

1 xícara de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Para fazer a receita de canelone de queijo e presunto, abra o pacote de massa de lasanha e divida as folhas pela metade. Ponha uma fatia de queijo e uma de presunto sobre cada pedaço de massa, enrole e reserve. Enquanto isso prepare o molho vermelho. Aqueça o óleo em uma panela e acrescente a cebola e o alho. Frite até dourar, junte os tomates e refogue. Adicione o cubo de caldo de carne, a massa de tomate e o manjericão. Misture, junte água e deixe cozinhar, mas sem ficar encorpado demais. Corrija o sal e reserve.

Canelone de presunto e queijo (Foto: divulgação)

Para fazer o molho de canelone de queijo e presunto dilua a farinha de trigo em 2 copos de leite frio e reserve. Derreta a manteiga em uma panela e frite a cebola até dourar. Ponha o leite com a farinha e a pitada de noz-moscada. No fogo brando, adicione o restante do leite, aos poucos, e sem parar de mexer. Quando o molho encorpar, desligue o fogo. Junte o creme de leite, misture bem e reserve. Ponha o molho vermelho em um refratário, e espalhe os canelones com um pequeno espaço entre cada um. Coloque o molho branco, polvilhe o parmesão e leve para gratinar durante 40 minutos no forno.

Mais receitas de canelone: Canelone de carne moída

Canelone de carne seca

 


Top