Receita de caldo verde com mandioquinha

Típico de Portugal, o caldo verde chegou em solo nacional por meio dos nossos colonizadores. A sopa, considerada uma das sete maravilhas da gastronomia…

Por Élida Santos em 20/03/2012

O caldo é leve e saboroso (Foto: Divulgação)

Típico de Portugal, o caldo verde chegou em solo nacional por meio dos nossos colonizadores. A sopa, considerada uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, leva como base a couve, que dita o tom verde ao prato. Na terra em que foi inventada, é servida em uma tigela de barro com um fio de azeite de oliva, e ainda antigamente era acompanhada de rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho. Por ser leve e simples os portugueses a comem antes ou depois de uma refeição.

Tradicionalmente o caldo verde vindo de Portugal leva linguiça, batata, couve, alho e cebola para dar sabor. Mas ao chegar no Brasil a receita sofreu alterações que a fizeram ainda mais popular. No lugar da batata passamos a usar mandioquinha. A raiz, que é originalmente da América do Sul, ainda hoje é cultivada na Região Central do Sul do País.

A sopa caiu no gosto popular da terra do futebol por ser saudável, fácil de preparar e muito saborosa. Por isso, vamos lhe ensinar como se faz o caldo verde com mandioquinha, que é uma excelente opção para compor o cardápio a qualquer hora do dia. A receita fica pronta entre 30 e 45 minutos e rende cerca de quatro porções. Separe os ingredientes e mãos à obra.

 Ingredientes

  • 100 g de músculo em pedaços
  • 1 cebola
  • 4 mandioquinhas
  • 1 maço de cheiro-verde
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1 vidro de palmito
  • 2 dentes de alho
  • 1 colheres (chá) de azeite
  • 2 xícaras (chá) de couve

 

A receita é saborosa e demora de 30 a 45 minutos para ser finalizada (Foto:Divulgação)

Modo de preparo

O primeiro passo é fritar a cebola, adicionar o músculo e refogá-lo junto com a mandioca e o cheiro-verde, para isso adicione a água. Cozinhe esses ingredientes por 30 minutos em fogo baixo. Separe o cheiro-verde e o músculo e bata o restante no liquidificador. Agora chegou a vez de refogar o alho no azeite e juntar com a couve. Despeje o caldo na panela com o palmito e deixe ferver. Depois é só reunir a família e saborear o caldo verde com mandioquinha quentinho.

Top