Receita de Bruschetta de tomate com manjericão

A bruschetta é uma iguaria italiana de pão torrado com azeite e alho e que leva vários ingredientes por cima, sendo a combinação mais…

A bruschetta é uma iguaria italiana de pão torrado com azeite e alho e que leva vários ingredientes por cima, sendo a combinação mais famosa a de tomate e manjericão. A palavra bruschetta vem de “bruscato” que significa torrado e a receita existe desde o período da antiguidade, sendo sua origem atribuída a região do centro da Itália. Conta-se que o antepasto – cuja pronúncia é “brusqueta”– foi criado por trabalhadores rurais que desejavam deixar mais saboroso o pão amanhecido, untando-o com azeite.

Sirva a receita como um lanche ou refeição rápida (Foto: divulgação)

Ao longo do tempo, a bruschetta se espalhou para outros continentes e recebeu diversas variações, mas a clássica receita de Bruschetta de tomate com manjericão continuou sendo uma das mais consumidas. Aprenda a prepará-la:

Receita de Bruschetta de tomate com manjericão

Ingredientes

6 tomates maduros e firmes em cubinhos

1 ramo de manjericão picado em pedacinhos finos

1 pão (tipo panhoquinha) fatiado

5 dentes de alho amassados

1/2 xícara de azeite extra virgem

Queijo parmesão ralado

Pimenta calabresa a gosto

Sal a gosto

Bruschetta de tomate com manjericão (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Em uma vasilha funda, ponha os tomates cortados em cubinhos, os dentes de alho amassados, o manjericão picado, a pimenta calabresa e o sal. Acrescente o azeite e misture. Coloque a cobertura sobre as fatias de pão, cuidadosamente para que fique adequadamente espalhada. Polvilhe queijo ralado sobre a cobertura e leve a bruschetta de tomate e manjericão para assar em forno preaquecido, na temperatura média, durante 15 minutos (aproximadamente).  A receita rende seis porções e pode ser servida como lanche ou refeição rápida.

Confira também: Sanduíche frito de mussarela e tomate

Receitas de sanduíches light

Top