Receita de bolo de chocolate com amêndoas

As amêndoas são fontes de sais minerais, proteínas, vitaminas e fibras, possuem gorduras monoinsaturadas que auxiliam na manutenção do nível de glicose no sangue…

Por Editorial MDT em 07/04/2013

As amêndoas são fontes de sais minerais, proteínas, vitaminas e fibras, possuem gorduras monoinsaturadas que auxiliam na manutenção do nível de glicose no sangue e ajudam a queima de gorduras. Além disso, ajudam a diminuir problemas cardiovasculares e previnem inflamações. Para aproveitar esses ingredientes, existem diversas receitas como a de bolo de chocolate com amêndoas. A calda também é de chocolate e feita em banho-maria e as nozes são colocadas na massa:

Receita de bolo para acompanhar o café da tarde (Foto: divulgação)

Receita de bolo de chocolate com amêndoas

Ingredientes

200 gramas de manteiga em temperatura ambiente

200 gramas de açúcar

2 ovos

200 gramas de farinha de trigo com fermento

1 colher (sopa) de fermento químico em pó

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Pequena quantidade de água quente

200 gramas de chocolate ao leite picado

1 xícara (chá) de amêndoas torradas

Cobertura

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

200 gramas de chocolate meio amargo

Bolo de chocolate com amêndoas (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Veja quais são as etapas de preparação da receita de bolo de chocolate com amêndoas: em uma vasilha, junte a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme de cor clara. Acrescente os ovos e não pare de bater. Junte a farinha de trigo e o fermento em pó e misture. Não acrescente água, por mais que a massa pareça pesada. Reserve. Aqueça uma pequena quantidade de água quente e adicione o chocolate em pó. Mexa até obter um creme de consistência grossa. Incorpore o creme à massa de bolo. Junte o chocolate picado e as amêndoas. Unte uma forma retangular e funda com margarina, polvilhe farinha de trigo e despeje a massa do bolo. Leve para assar em forno médio a alto preaquecido (temperatura entre 180 e 200°C).

Amêndoas podem trazer benefícios para a saúde (Foto: divulgação)

Leia mais: Biscoito de chocolate e amêndoas

Enquanto o bolo estiver assando, faça a cobertura da receita de bolo de chocolate com amêndoas, coloque o açúcar, o chocolate e a manteiga em um recipiente de inox ou de vidro e esquente em banho-maria. Misture até conseguir uma pasta uniforme. Jogue-a sobre o bolo ainda aquecido e aguarde esfriar antes de cortar e servir. Dica: se quiser, coloque amêndoas sobre o bolo, por cima do chocolate para enfeitar.

Veja outra versão dessa receita: Bolo de chocolate com amêndoas

 

Top