Receita de bacalhau gratinado

O bacalhau é um tipo de peixe salgado muito consumido no Brasil, o modo de conservá-lo seco e salgado mantém as suas propriedades como…

Por Editorial MDT em 24/02/2012

Bacalhau Seco

O bacalhau é um tipo de peixe salgado muito consumido no Brasil, o modo de conservá-lo seco e salgado mantém as suas propriedades como as vitaminas, proteínas, ferro, cálcio e principalmente a vitamina B. Esse método vem sendo usado a mais de 500 anos, por causa das grandes navegações com longas e imprevisíveis viagens, em que se fazia necessária a preservação do alimento.

Para tirar o sal do bacalhau é indicado colocar de molho, pois conserva as vitaminas e deixa o peixe mais macio. É importante também deixar na geladeira com umas rodelas de limão, assim o peixe fica com a carne mais branquinha e diminui o odor da dessalga. Quanto mais grosso for o bacalhau, mais tempo ele deve ficar de molho.

Confira a tabela nutricional do bacalhau seco:

– 100 gramas contém: 38 gramas de proteínas, 60 miligramas de cálcio, 1,6 gramas de ferro, 2,61ml de ferro, 80 calorias.

Depois de conhecer um pouco sobre o bacalhau, confira uma receita deliciosa para o final de semana:

Bacalhau gratinado, delicioso e muito fácil de preparar

Bacalhau Gratinado

Ingredientes:

– 500 gramas de bacalhau desfiado

– 2 cebolas em rodelas

– 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

– 3 tomates picados

– 3 colheres de sopa de manteiga

– 3 colheres de sopa de farinha de trigo

– 1 xícara de chá de leite

– 1 ½ xícara de chá de creme de leite fresco

– 1 pitada de noz moscada (opcional)

– 500 gramas de batatas cozidas em rodelas

– 50 gramas de queijo parmesão ralado

– pimenta do reino e sal a gosto

– 1 xícara de chá de farelo de pão francês

Modo de fazer

Para dessalgar o bacalhau coloque-o de molho em uma vasilha com rodelas de limão na geladeira por 48 horas, trocando a água de vez em quando. Depois desfie-o. Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola, os tomates e o bacalhau. Reserve.

Para fazer o creme branco coloque em uma panela a manteiga e deixe derreter, doure a farinha de trigo e acrescente o leite e depois o creme de leite, mexendo até engrossar e formar um creme grosso. Adicione uma pitada de noz moscada. Reserve.

Para montar é simples, em um refratário coloque um fio de azeite no fundo e por cima cubra com as batatas em rodelas, depois coloque o bacalhau e por cima o creme. Polvilhe com queijo ralado e os farelos de pão. Leve para gratinar em forno a 180 graus. Quando estiver dourado está pronto.

Bacalhau gratinado, prato perfeito para o final de semana

Top