Receita de Arroz Caipira

O arroz é fonte de proteínas, vitaminas, carboidratos, fibras e sais minerais. Consumido com o feijão, sua dupla inseparável na mesa brasileira, esse cereal…

Por Editorial MDT em 02/11/2012

O arroz é fonte de proteínas, vitaminas, carboidratos, fibras e sais minerais. Consumido com o feijão, sua dupla inseparável na mesa brasileira, esse cereal é muito importante para a culinária do País e também é preparado em diversas receitas. Entre as opções de pratos para fazer com o alimento está o arroz caipira. Nessa receita, o ingrediente principal – arroz – é refogado com paio e linguiça calabresa, além de tomates. O prato, que rende oito porções com 398 calorias cada uma, é fácil de fazer e todo o preparo pode levar apenas 30 minutos.

Saia do tradiconal arroz com feijão e faça uma receita ainda mais saborosa com o cereal (Foto: divulgação)

Receita de Arroz Caipira

Ingredientes

1/2 cebola picada

2 dentes de alho amassados

2 colheres (sopa) de azeite ou óleo

150 gramas de paio em fatias

300 gramas de linguiça calabresa picada

2 xícaras (chá) de arroz

2 tomates sem pele e sem sementes picados

4 xícaras (chá) de água fervente

3 xícaras (chá) de repolho (pode ser escarola) cortado em tiras finas

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Salsa picada a gosto

Arroz Caipira (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Esquente o azeite ou o óleo em uma panela e frite a cebola e o alho. Adicione o paio, a linguiça calabresa, o tomate e o arroz. Refogue. Adicione a água fervente, coloque o repolho e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Deixe cozer no fogo baixo e tampe a panela pela metade. Depois de desligar o fogo, aguarde descansar durante alguns minutos e solte o arroz usando um garfo. Passe para uma travessa, polvilhe a salsa e sirva  a receita de arroz caipira.

Leia também: Arroz de forno com frango e milho

Receita de Arroz à parmegiana

Top