Receita de abóbora assada

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de abóbora assada, que leva poucos ingredientes e pode ser preparada em casa de forma bem fácil. Esse…

Por Isabella Moretti em 08/07/2016

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de abóbora assada, que leva poucos ingredientes e pode ser preparada em casa de forma bem fácil. Esse acompanhamento é muito saboroso, principalmente quando temperado com ervas frescas.

Descubra como preparar uma deliciosa abóbora assada. (Foto Ilustrativa)

Descubra como preparar uma deliciosa abóbora assada. (Foto Ilustrativa)

A abóbora é um fruto rico em nutrientes, como é o caso das vitaminas do complexo B, vitamina A, cobre, cálcio, fósforo e potássio. Quem tem o costume de comer esse ingrediente nas refeições pode contar com uma série de benefícios, afinal, a abóbora faz bem para os olhos, previne doenças coronárias, trata vermes intestinais, abaixa a pressão arterial e até mesmo ajuda a emagrecer.

Receita de abóbora assada

As pessoas costumam preparar a abóbora refogada ou cozida. No entanto, uma forma bem interessante de fazer esse fruto é colocando no forno. A abóbora assada é um ótimo acompanhamento para carnes e arroz branco.

Abóbora japonesa cortada em pedaços e assada. (Foto: Reprodução/tres65)

Abóbora japonesa cortada em pedaços e assada. (Foto: Reprodução/tres65)

Confira a seguir a receita de abóbora assada:

Ingredientes

1 kg de abóbora japonesa cortada em cubos
6 dentes de alho
½ xícara de azeite de oliva
3 ramos de alecrim
400g de ricota fresca
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Passo a passo da abóbora assada

Use ramos de alecrim para temperar abóbora. (Foto: Reprodução/Farelascarpetta)

Use ramos de alecrim para temperar abóbora. (Foto: Reprodução/Farelascarpetta)

Passo 1: Coloque as abóboras cortadas em cubos num refratário. Em seguida, junte os dentes de alho descascados e os raminhos de alecrim.

Passo 2: Regue as abóboras com azeite e tempere a gosto, usando sal e pimenta-do-reino moída na hora. Misture bem.

Passo 3: Leve a abóbora ao forno médio pré-aquecido, por cerca de uma hora e 20 minutos. Deixe o fruto assar bem, até ficar bem macio e dourado.

Passo 4: Na hora de servir as abóboras assadas, lembre-se de acrescentar um fio de azeite e uma porção de ricota temporada. Decore o prato com ramos de alecrim.

Origem da receita de abóbora assada

A abóbora é popular na culinária brasileira. (Foto Ilustrativa)

A abóbora é popular na culinária brasileira. (Foto Ilustrativa)

A origem da receita de abóbora assada é incerta, mas esse vegetal desempenha papel importante na alimentação dos brasileiros há muitos anos. Acredita-se que, antes mesmo da chegada dos portugueses, o fruto era utilizado pelos povos indígenas, assim como o milho e a mandioca. Quando os colonizadores por aqui chegaram, eles começaram a exportar as abóboras brasileiras para a Europa.

Os gringos, principalmente da Itália e da Alemanha, trouxeram para o Brasil várias qualidades de abóboras que costumavam cultivar em suas terras, com diferentes nomes e sabores. Hoje, é possível encontrar uma grande variedade desse fruto no país, usada para preparar tanto receitas doces como salgadas.

Assista agora ao vídeo de uma receita de abóbora assada:

E aí? Ficou com água na boca só de imaginar a receita de abóbora assada? Então coloque as dicas em prática e prepare esse prato na sua casa. Bom apetite!

 

Top