Receita: Copinhos de Bacalhau Cremoso

Que tal servir o bacalhau de um jeito diferente? Experimente essa receita! Ingredientes 800 g de bacalhau 1 cebola picada 2 dentes de alho…

Que tal servir o bacalhau de um jeito diferente? Experimente essa receita!

Ingredientes

800 g de bacalhau
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de leite
3 batatas descascadas e cortadas em cubos
1 ramo de tomilho
5 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Palitos tipo grissini e azeitonas pretas sem caroço

Como fazer

Dessalgue o bacalhau de um dia para outro em água (trocando a água duas ou três vezes, sempre na geladeira). Escorra, coloque em uma tigela e cubra com água fervente. Tampe e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, desfie o bacalhau, eliminando a pele e as espinhas. Reserve.

Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o tomilho em 2 colheres de azeite. Junte as batatas e o leite e deixe cozinhar por 15 minutos ou até a batata ficar tenra. Retire o tomilho e coe (reservando o caldo). Bata no liquidificador as batatas que ficaram na peneira juntamente com o bacalhau e um pouco do caldo. Em uma tigela, coloque a mistura batida e vá acrescentando o restante do azeite até que ela fique bem cremosa. Se for preciso, coloque mais do caldo coado.

Tempere com sal e pimenta e junte a salsinha picada. Coloque em copinhos de aperitivo e decore cada um com meio palito tipo grissini e uma azeitona.

Fonte: http://gourmet.ig.com.br/noticia/2009/08/18/receita+copinhos+de+bacalhau+cremoso+7948953.html

Top