Receita caseira para combater pragas no jardim de casa

Receita caseira para combater pragas no jardim de casa é algo que certamente pode ajudar bastante às pessoas que possuem plantas, hortas e pomar…

Por Andre em 21/07/2014

Receita caseira para combater pragas no jardim de casa é algo que certamente pode ajudar bastante às pessoas que possuem plantas, hortas e pomar em suas residências, mas vivem se preocupando com pulgões, formigas, fungos e lagartas, entre outros problemas, que teimam em aparecer.

Receita caseira para combater pragas no jardim de casa (Foto: Divulgação)

Para cuidar dessas pragas de jardim, que atacam em casa, a melhor opção é utilizar receitas caseiras, pois como você mantém um contato mais próximo com as plantas, pode absorver resíduos de inseticidas mais pesados e nocivos à saúde com um toque nas folhas ou ao cheirar as flores.

Além disso, as receitas naturais para combater pragas não desequilibram o ecossistema, permitindo que as espécies fiquem com a imunidade em alta e prontas para resistir aos ataques de formigas, pulgões, etc.

Adubos caseiros e ecológicos: dicas

Receita natural contra carrapatos

Receita caseira para combater pragas no jardim de casa

O pulgão é uma das principais pragas encontradas nos jardins (Foto: Divulgação)

Uma boa receita caseira para combater pragas no jardim de casa é usar cebola ou cebolinha verde para acabar com vaquinhas, lagartas e pulgões. Para fazê-la, corte 200g de cebola ou cebolinha e misture em dois litros de água.

Se usar a primeira opção, deixa a mistura em repouso por 10 dias. No caso da segunda, deixe o preparado curtindo durante sete dias. Após o período de descanso, separe 330ml da mistura e dilua em um litro de água. Em seguida, borrife a solução sobre o jardim que está sendo atacado pelas pragas citadas acima.

Para os casos de doenças provocadas por fungos, uma alternativa é usar camomila. Para tanto, misture 50g da planta em um litro d’água e deixe descansar por três dias, agitando a solução quatro vezes a cada 24 horas. Depois, coe a mistura e pulverize-a sobre a espécie doente, três vezes ao dia, durante o período de cinco dias.

Outras alternativas

Com algumas receitas naturais, você pode acabar com vários tipos de pragas que destroem seu jardim (Foto: Divulgação)

Há ainda várias outras receitas caseiras para combater pragas, como:

– Usar fumo de corda para combater pulgão e cochonillas, fazendo uma calda que deve ser pulverizada na planta.

– Erva-de-Santa-Maria para acabar com infestações de cochonillas.

– Alho ou pimenta (malagueta ou dedo de moça) para repelir insetos que atacam jardins caseiros. No caso da pimenta, proteja-se durante a pulverização.

– Urtiga para controlar lagartas e pulgões (use luvas para manusear as folhas de urtiga).

– Coentro para combater ácaros e pulgões.

– Pano embebido em leite ou cerveja para combater caramujos e lesmas.

Top