Recall de Tylenol: lotes, saiba mais

Na última quarta-feira (22), o Ministério da Saúde anunciou o recall de Tylenol. Cerca de 3 milhões de embalagens do analgésico serão tiradas de…

Na última quarta-feira (22), o Ministério da Saúde anunciou o recall de Tylenol. Cerca de 3 milhões de embalagens do analgésico serão tiradas de circulação. A medida é válida para a versão em gotas de 15 ml, disponível para uso pediátrico e adulto. A notícia sobre o recall foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (23).

Tylenol anunciou recall de 3 milhões de embalagens. (Foto:Divulgação)

As farmácias e distribuidores iniciarão a retirada do medicamento do mercado a partir de segunda-feira (27).

Saiba mais: Os perigos do paracetamol

Lotes que sofreram recall

Os remédios que sofreram recall pertencem aos lotes de PPL055 até RJL123. Eles foram fabricados entre dezembro de 2011 e novembro de 2012.

Confira a seguir todos os lotes de Tylenol que sofreram recall: PPL055, PPL056, PPL057, RAL030, RCL088, RFL095, RLF096, RGL052, RHL047, RKL037, RLL015, RLL087, RML007, RML125, RML135, RML175, RNL049, REL036 e RJL123.

Motivos para o recall de Tylenol

A marca Tylenol resolveu tirar alguns dos seus medicamentos do mercado por causa de um defeito na fabricação do gotejador. Segundo a fabricante, o bico do remédio se desprende e fica frouxo com facilidade, logo após retirar a tampa.

Outros produtos Tylenol não foram afetados. (Foto:Divulgação)

Como todo medicamento, o Tylenol apresenta um limite de dosagem, mas o gotejador danificado fazia com que mais gotas fossem ingeridas em uma mesma dose. Os indivíduos que consomem grandes quantidades deste remédio podem apresentar efeitos colaterais, como náuseas, enjoos, sonolência, danos no fígado e sintomas gastrointestinais.

Através de uma nota, a fabricante Janssen-Cilag Farmacêutica se colocou a disposição dos consumidores para realizar o recall e esclarecer as principais dúvidas. Ela também recomendou que o remédio não seja administrado direto na boca, mas sim gotejado em uma colher ou copo para conseguir medir a quantidade certa.

Leia Também:  Esofagite: o que é, sintomas

A empresa responsável pelo medicamento garantiu que o recall não afeta outros produtos da linha Tylenol, que por sua vez, continuarão sendo vendidos normalmente. Vale lembrar que a versão em gotas de 15 ml do remédio é fabricada e distribuída apenas em território nacional.

Para obter mais informações, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 0800 7286767 ou acessar o site www.tylenol.com.br.

Sobre o Tylenol

O Tylenol é usado para aliviar os sintomas da febre. (Foto:Divulgação)

O Tylenol é o paracetamol, um medicamento popular que possui efeito antitérmico e analgésico. O consumo da fórmula é recomendado em casos de febre e dores leves no corpo.

Os sintomas que podem ser tratados com Tylenol são característicos de gripes, resfriados, dores de cabeça e dores musculares.

Veja também: Recall Baterias de Notebooks HP e Compaq no Brasil

Top