Recadastramento CPF
O Recadastramento CPF é uma forma de regularizar o Cadastro de Pessoa Física. Muitos cidadãos acabam caindo na malha fina e ficando com o…
O Recadastramento CPF é uma forma de regularizar o Cadastro de Pessoa Física. Muitos cidadãos acabam caindo na malha fina e ficando com o nome sujo na Receita Federal, por isso acaba sendo necessário solicitar a regularização da situação cadastral do documento.
Recadastramento CPF. (Foto: Divulgação)
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) nada mais é do que um banco de dados, gerenciado pela Secretaria da Receita Federal. Trata-se de um número único e intransferível, que acompanha o cidadão pela vida toda. Antigamente era preciso ir até uma agência dos Correios para fazer o documento, mas hoje a sua emissão acontece gratuitamente através da internet.
Leia também: Cadastro CPF Receita Federal
Para muitos, o CPF é o documento mais importante que temos. Porém, é preciso ficar atento com relação ao seu uso. Sempre quando você precisa fazer um cadastro, seja para abrir uma conta bancária ou se matricular na universidade, o documento é solicitado. O CPF, por meio de dados que constam em sistemas interligados, é utilizado como referência para indicar segurança e credibilidade.
Recadastramento CPF
O Recadastramento do CPF é uma tarefa que todos os cidadãos devem realizar para legalizar a situação com a Receita Federal. O processo, também conhecido como Declaração Anual de Isento, regulariza a situação cadastral do seu documento, sem informar dados econômicos ou financeiros.
A declaração anual deixou de ser obrigatória. (Foto: Divulgação)
DAI não é mais obrigatório
O DAI deixou de ser obrigatório desde 2008, mas as pessoas que desejam verificar o cadastro de pessoa física podem fazer isso tranquilamente através da internet. Mesmo deixando de lado a obrigatoriedade do recadastramento, a Receita Federal continua realizando seus serviços com base nos dados de outros sistemas fiscais.
Saiba mais: Certidão Negativa Receita Federal
Como fazer o recadastramento do CPF pela internet?
Página da Receita Federal para consulta. (Foto: Divulgação)
Para fazer o Recadastramento CPF e regularizar sua situação cadastral do CPF, acesse o site oficial da Receita Federal. Na página, é solicitado o número do documento para a consulta pública. As informações processadas são objetivas e claras, gerando apenas o comprovante de inscrição.
Veja a situação cadastral pelo serviço de consulta pública. (Foto: Divulgação)
Se a consulta pública indicar situação cadastral pendente de regularização, significa que o contribuinte não entregou alguma declaração anual até 2007 ou que deixou de fazer a Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) nos últimos cinco anos. Esse serviço não mostra a regularidade fiscal. Para fazer essa consulta é preciso emitir a Certidão Negativa de Débitos, também pelo site da Receita.
Declaração de Imposto de Renda
Atualmente a pessoa que não recebe mais do R$ 24.556,65 no ano não precisa fazer a declaração de Imposto de Renda. Mas, se você possui algum imóvel ou algum bem como um carro em seu nome, é bom fazer a declaração para se resguardar futuramente.
Confira: CPF Online: Cadastrar CPF Na Internet
Algumas pessoas precisam pagar uma diferença à Receita para que o imposto pago sob os rendimentos anuais seja feito de modo mais correto possível. No entanto, o recadastramento CPF não é mais necessário para quem está abaixo dessa faixa de rendimento que já especificamos. Fique atento para não ficar em desacordo com a Receita Federal.