Recadastramento do Bolsa Família

PUBLICIDADE

recadastramento do Bolsa Família é uma forma de garantir o benefício oferecido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda. O processo nada mais é do que uma atualização cadastral, que deve ser realizada anualmente pelo responsável familiar. O recadastro é algo obrigatório, ou seja, quem não realiza corre o risco de ter o pagamento bloqueado.

Caso isso aconteça, o pagamento fica suspenso durante um tempo e caso o beneficiado não vá regularizar a situação, ele pode ser cancelado e o benefício é inteiro perdido. Por isso é importante saber como proceder caso isso aconteça com você e muito mais.

Recadastramento do Bolsa Família famíliaBolsa Família

O programa Bolsa Família, criado em 2003, tem se mostrado uma das principais iniciativas da administração de Lula para ajudar o povo brasileiro, atendendo mais de 13,9 milhões de famílias. A iniciativa unifica outros benefícios (Fome Zero, Bolsa Escola, Cartão Alimentação e Auxílio Gás) para facilitar a distribuição do dinheiro.

PUBLICIDADE

O objetivo do programa é reduzir os índices de pobreza no Brasil, servindo de apoio para as famílias que sobrevivem com até R$178,00 por pessoa. O Bolsa Família é exemplo para outros países da América Latina e deve continuar colaborando com o crescimento do Brasil em vários aspectos, como educação, moradia e saúde.

Com o Bolsa Família, várias pessoas tem acesso a serviços públicos que antes com certeza não teriam, isso se torna uma obrigação por parte dos beneficiários, que devem vacinar e fazer o acompanhamento de nutrição de todas as crianças da família.

Além disso, aqueles que tem crianças e jovens na constituição da família, tem como obrigação de matricular em instituições de ensino e ter no mínimo 75% de frequência, caso contrário, o benefício também é suspenso. Por isso é importante ficar atento a todos os pré requisitos necessários para manter o seu Bolsa Família funcionando corretamente e recebendo todos os benefícios.

Leia mais: Quem tem direito ao Bolsa Família?

PUBLICIDADE

Recadastramento do Bolsa Família BrasilRecadastramento do Bolsa Família

Para fazer o recadastramento do Bolsa Família é bem simples, basta procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral. É fundamental que esse recadastro seja efetuado dentro do prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O recadastramento é um processo bem simples e leva apenas alguns minutos. O responsável familiar apresenta a documentação ao atendente do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a fim de atualizar os dados de condições de renda, constituição da família, nascimento, morte, casamento, mudança de endereço, entre outras informações importantes.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que cada estado tem uma forma de realizar a atualização cadastral. Enquanto em alguns lugares do país é preciso comparecer pessoalmente ao CRAS para ser atendido, em outros o responsável familiar só precisa ligar para um número 0800 para agendar o atendimento. Esse serviço tem minimizado consideravelmente as filas.

Depois, vários processos podem ser facilmente realizados pela internet, como renovação de dados, inclusão de pessoas, recadastramento, atualização e muito mais. Basta ficar de olho nas datas disponíveis e pronto.

Veja também: Regras do bolsa família: quais são

PUBLICIDADE

Recadastramento do Bolsa Família CalendárioDocumentos para recadastramento

O responsável da família deve apresentar o seu CPF ou título de eleitor na hora de fazer o recadastramento. Ele também deve mostrar pelo menos um documento de cada membro do grupo familiar, que pode ser RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento.

Para que o cadastro fique realmente completo, é necessário ter em mãos os comprovantes de matrícula das crianças e adolescentes, provando assim que eles estão frequentando a escola de fato. O comprovante de residência, que pode ser conta de água, luz ou telefone, também não pode ficar de fora da documentação.

Recadastramento do Bolsa Família cartãoO que acontece se não recadastrar Bolsa Família?

Assim que o recadastramento for necessário, o beneficiário do programa Bolsa Família recebe uma mensagem impressa no seu extrato, com as orientações e prazos para atualizar os dados cadastrais. Se o cadastro não for atualizado, a assistência financeira é imediatamente bloqueada.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Consulta Bolsa Família Pelo Nome, NIS, CPF Online

O recadastramento do Bolsa Família visa a atualização dos dados, ou seja, o beneficiado pode alterar o seu cadastro sem grandes dificuldades. Todo ano as famílias devem recorrer ao serviço para não perder o direito de receber o benefício. Compareça aos Centros de Referência de Assistência Social e apresente os documentos necessários.

Leia também:

118 Comentários

  • NAME;ISNELANIA MARIA DE BRITO
    END;PRC;EXPEDICIONARIO BRASILEIRO,52/AP;201

    IS BEAUTIFUL!
    BEIJOS!
    OLINDA;P.E;JARDIM BRASIL 1

  • Boa Tarde Maria tudo bom, esse recadastramento tem que ser feito anualmente, é bem simples, basta procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral, endereço , telefones , atualizar sua ficha do Bolsa Família.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  • Boa Tarde Barbara tudo bom, aconselho você procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral. Esse pode ser um das justificativa de ter bloqueado o seu beneficio, indo lá você atualiza seu cadastro caso seja esse o problema se não , eles darão a informação precisa do porque ele foi bloqueado.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  • Boa Tarde Maria tudo bom, esse recadastramento tem que ser feito anualmente, é bem simples, basta procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral, endereço , telefones , atualizar sua ficha do Bolsa Família.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  • esse mês de março o beneficio do familia carioca não foi depositado então liguei para prefeitura e eles disseram que o bloqueio foi da clínica da familia então eu fui na clinica e falei com a minha agente de saúde a a mesma ma disse que a clinica não bloqueia benefício então eu não sei o que fazer para voltar a receber o benefício que é dos meu filhos.EU PRECISO MUITO VOLTAR A RECEBER ESSE BENEFÍCIO, ANTIGAMENTE EU CONSEGUIA ARRUMAR ALGUM SERVIÇO E AGORA NÃO CONSIGO NADA ENTÃO EU USO TODO O BENEFICIO PARA COMPRAR COMIDA. NUMERO DO NIS 12870978601 02

  • bloquearam meu cartão não sei porque,e é a única renda que tenho no momento…….me ajudem por favor

  • por favor me ajude porque tanta maldade com as pessoas que presisam do recadastramento e não consegue recadastrar.

  • eu pedi o dia do catasto o quer eu faco suo operada quer bei a bacia e o freno doi muito

  • perdi o prazo de renovaçao q faço?

  • eu quero saber como eu faço pra recadastra pelo email pq não posso ir que trabalho…

  • oi gostaria de saber porque meu beneficio foi cancelado sendo que recadrastei dia 6 de janeiro de 2013 recebi ate março de 2013 depois de abril maio e ja indo para junho de 2013 sendo cancelado o que fazer .o atendente que fez meu recadrastamento muito novinho ele ficou com todos os documentos rerox de comrovante de residencia cpf e identidade d e declaraçao escolar daminha filha.o que fazer marcia obrigado moro em novaiguaçu!

  • eu gostaria de saber como eu faço para recadastrar o bolsa familia.

  • O governo esta ajudando muito a minha familia, pois tenho uma filha
    de 2 anos e estou desemprega. obrigada!!!

  • oi faz mais de ano que fiz o recadrastamento da bolsa familia e nao consegui receber presciso muito estou desempregada tenho uma filha de 9meses nao tenho renda nenhuma .sou de maximiliano de almeida aqui no nosso municipio eles nao estao fazendo coretamente dao a bolsa pra quem eles querem me ajudem presciso muito obrigada pela atençao.

  • eu istive no centro de atendimento do meu bairro jardim humaita sao vicente na litoral paulista e me falaram q eu nao podia me cadrasta a minha filha de 04 anos esta na escola e meu esposo esta dezemprego nois nao temos renda estamos recebendo ajuda da igreja catolica mais logo acaba e so tres meses precisamos de ajuda urjente obrigado

  • eu queria sabe porque o meu beneficio do bolsa familia esta cancelado ja tem 3 anos eu estou desenpregado eu moro em um barraco eu necessito este beneficio nem tanto para mim mais pela minha filha que tem 8 anos tem dia que eu cato as coisas vencida pra nos come me ajuda a ativa este beneficio eu tenho o cartao ainda bjs me resp

  • eu recebia o bolsa familia mas a foi bloqeado a 3 anos atras ai deixei de lado mesmo precisando em recadastrar mas esse liguei e me informei como estaria e o que eu deveria fazer e a informacao que me deram foi de que foi bloqueado por falta de saque em nao retirar o beneficio,como eu ia retirar se estava bloqueado o que devo fazer

  • esse mês meu dinheiro do bolsa familia não saiu,esqueci de recadastrar.eu recebo o bolsa familia desde que começou.eu sou de potengi-ceará,e estou aqui em campo grande ms.como faço pra recadastrar meu cartão?.eu posso fazer o recadastramento aqui?como faço?

  • o marido pode recadrastra no lugar da esposa

  • no bolsa estamos eu meu marido e meus três filhos que são menores recebo 134.00 do bolsa minha renda e de 150,00 já fiz o recadastramento e não consegui entrar no brasil carinhoso porque e como faço para entrar sem burocracia.

  • QUERO SABER SE FUI CONTEPLADA

  • ja fis meu recadastramento bolça familha a mais de 6 meses ater hoje nao tive retono desde ja aguardo respostas

  • olá amigos!, eu preciso de uma informação a respeito do bolsa afamilia. eu tenho um sobrinho que é beneficiado com esse programa,porém o beneficio era pra ele e o irmão menor,ambos moravam no pará.agora ele mudou-se pro goias, veio morar com a avó dele, como poderemos fazer o recadastramento dele e pedir a transferência pra goias? tendo em vista que o beneficio era concedido pros dois irmãos e agora precisar ser desvinculado. quem poder presta alguma informação a esse respeito ficarei muito agradecido, desde já meu muito obrigado fiquem todos com Deus.

  • ano passado fiz duas vezes o recadrastamento e quando vou receber na loterica vem dizendo q nao tem crianças de seis a dezoito anos na escola,como pode se eu cadastrei e tenho o comprovante

  • como faço o recadastramento bolsa familia

  • gostaria de recadrasta meu bolsa familia, pois sou domestica e tenho duas filhas pra mim manter.pois a minha ajuda e so a de DEUS.PELO O POUCO QUE TIRO MAS JA E UMA GRANDE AJUDA PARA MIM,COMPRAR ALGUMA COISA PRA ELAS .

  • ja faz tempo que fiz a bolsa familia e quero saber como anda o proseço como faço pra saber se ja saiu.

  • saber sobre a bolsa familia

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.