Rebeca Gusmão está internada na UTI

Rebeca Gusmão, ex-promessa da natação brasileira, banida do esporte em 2008, está internada na UTI do Hospital Regional de Saúde de Samambaia, no Distrito…

Por Élida Santos em 30/08/2013

Rebeca Gusmão, ex-promessa da natação brasileira, banida do esporte em 2008, está internada na UTI do Hospital Regional de Saúde de Samambaia, no Distrito Federal. A jovem, que está com 29 anos de idade,  deu entrada no Hospital do Guará, com suspeita de intoxicação exógena (ingestão de medicamentos).

Banida do esporte ingeriu medicação em excesso (Foto: Divulgação)

Ela ficou internada na área destinada aos pacientes com quadros graves e logo foi transferida para a HRS. A família da ex-nadadora pediu para que o hospital não divulgue informações sobre as condições clinicas de Rebeca Gusmão.

Rebeca Gusmão marcou a natação brasileira

Rebeca registrou seu nome na natação brasileira tanto para o bem, quanto para o mal. Em 2007, ela competiu no Pan do Rio e conseguiu um feito histórico: foi a primeira nadadora brasileira a ganhar medalha de ouro na competição.

Porém, um pouco mais de um ano depois de estar entre as melhores nadadoras do mundo, Rebeca foi banida do esporte por doping. Atualmente a moça atua como diretora de Apoio ao Atleta da Subsecretaria de Esporte, em Brasília.

Rebeca foi banida do esporte (Foto: Divulgação)

Punições envolvendo a nadadora

Rebeca Gusmão foi acusada de usar testosterona exógena para melhorar o seu desempenho. O corpo da nadadora estava mudando rapidamente e ficando com traços mais comuns em homens, mas o que foi essencial para a sua penalização foi exames realizados antes de competições que apontaram o uso do hormônio.

Em maio de 2008, a brasiliense foi suspensa por dois anos pela Federação Internacional de Natação por causa do resultado positivo para testosterona do exame clínico feito no dia 13 de julho de 2007, no Pan do Rio.

Dois meses depois disso Rebeca também foi suspensa pela Fina pelo resultado positivo do exame antidoping feito em maio de 2006 e que já tinha vindo a tona, mas a moça haviado negado e recorrido com relação ao resultado, mas não teve jeito, acabou com a condenação. Por acumular duas punições, Rebeca Gusmão acabou banida do esporte. Ela chegou a ser acusada de falsidade ideológica porque encontraram materiais genéticos diferentes em exames que ela realizou para atestar o doping.

 

Top