Razões para beber água

A água é o líquido mais importante que existe para o nosso corpo humano. Algumas pessoas não gostam dessa bebida vital para a vida…

A água faz parte das nossas vidas (Foto: Divulgação)

A água é o líquido mais importante que existe para o nosso corpo humano. Algumas pessoas não gostam dessa bebida vital para a vida trocando-a por sucos e refrigerantes. O ideal é beber pelo menos dois litros de água por dia para manter o organismo funcionando da maneira correta. Assim como a alimentação desregrada beber pouca água faz mal à saúde. Se você está entre essas pessoas que conseguem hidratar o corpo com essa bebida, separamos alguns bons motivos para que reveja os seus conceitos:

 1 – Digestão

Geralmente quem tem o intestino preguiçoso ou não se alimenta de modo equilibrado, ingerindo frutas, verduras, legumes e, principalmente, fibras. Ou então não consome a água como deve. Esse líquido transparente auxilia na formação de enzimas (substâncias que ajudam as reações químicas no organismo) e da saliva, além do suco gástrico. Ambos são fundamentais para uma boa digestão.

A água ajuda a resfriar o corpo (Foto: Divulgação)

2 – Inchaço

Quem não bebe água fica inchado. Isso porque sem uma hidratação adequada o volume do sangue diminui, o que faz com que as vitaminas e os minerais que são levados por ele para as células demorem mais para chegar ao seu destino, e como consequência, a pele e extremidades do corpo como por exemplo, as unhas e cabelos, ficam com a saúde comprometida. Por isso, se você quer uma pele bonita, unhas e cabelos fortes, além de uma boa alimentação, beba no mínimo os dois litros de água diários. A boa irrigação também faz com que o sódio que o organismo retém seja eliminado.

Continuar Lendo  Como cuidar da pele sensível no inverno

3 – Infecções

Beber bastante água também ajuda na prevenção de infecções. Com o volume correto de sangue correndo pelas veias o seu corpo será bem nutrido por mineiras como ferro, que ajuda o seu organismo a ficar forte contra as infecções.

4 – Temperatura

Você deve saber que o suor é uma reação do corpo para estabilizar a temperatura. Por isso é preciso beber água, para que quando o seu organismo acionar a transpiração não haja problemas. O gotejamento por meio da pele evita um colapso com alterações bruscas de temperatura, fazendo com que o corpo fique de acordo com o ambiente.

A água ajuda a melhor o desempenho físico (Foto: Divulgação)

5 – Malhação

Se você não gosta de consumir de água, mas adora uma academia, saiba que ingerir o liquido faz com que o seu desempenho melhore. Quando se hidrata o corpo as fibras ficam mais propícias ao esforço físico e isso diminui as chances de ter uma câimbra ou até uma lesão muscular. Sempre que for se exercitar leve uma garrafa de água para beber.

6 – Celulite

Atenção mulheres: beber água previne o aparecimento de celulite. A maior parte das toxinas do nosso organismo é eliminada por meio da urina e do suor. Todos os dias substâncias ruins deixam nosso corpo através de um litro e meio de urina (aproximadamente) e em cerca de 250 ml de suor. Se você não se hidratar corretamente esse processo fica comprometido. Também expulsamos o que o nosso corpo não usa por meio das fezes, que são amolecidas pelo líquido. As pessoas que tem o hábito de ingerir água em grandes quantidades ao longo do dia eliminam o máximo de toxinas do organismo. Isso, aliado a boa circulação do sangue, faz com as celulites não apareçam tão facilmente.

Beber água emagrece (Foto: Divulgação)

7 – Emagrecimento

Outro assunto que o público feminino adora é emagrecimento. Pois saiba que se hidratar corretamente também ajuda nessa tarefa. Quando se consome água e fibras solúveis, que são encontradas em alimentos, como aveia e pães integrais, além de frutas, o resultado é ainda melhor. A água também pode auxiliar na sensação de saciedade, já que mantém o estômago cheio, porém não substitui refeições.

Continuar Lendo  Cuidados nos primeiros dias de vida do bebê

8– Absorção de nutrientes

Se você ainda não se convenceu que consumir água diariamente, em abundância, é uma questão de saúde, então saiba que esse líquido vital faz com que os nutrientes sejam absorvidos pelo corpo. A vitamina C e o Complexo B são bons exemplos de compostos essenciais para a nossa saúde, que são fixados em nosso organismo mediante a hidratação. Além disso, o sangue, que precisa de água para circular rapidamente, é o responsável pelo abastecimento de nutrientes em células de todo o corpo.

Mas não adiante beber litros de água todos os dias se não tiver uma alimentação saudável. As duas coisas precisam caminhar juntas. Tenha em seu prato alimentos de várias cores, pois isso indica que muitos nutrientes diferentes estão presentes na comida. E crie o hábito de levar sempre com você uma garrafa de água, para se manter hidratado a todo momento.

Top