Ranking dos países mais verdes do mundo

Desde que o aquecimento global entrou em discussões, envolvendo os principais fóruns de todo o mundo, a questão da preservação da natureza,  passou a…

Desde que o aquecimento global entrou em discussões, envolvendo os principais fóruns de todo o mundo, a questão da preservação da natureza,  passou a chamar a atenção das pessoas, em seus mais variados níveis. Antes, a preocupação era apenas com a Amazônia, devido à variedade de sua flora e extensão. Hoje, a preocupação é de forma bem mais abrangente, ou seja, com relação a cada espaço verde existente no mundo.

Diante da situação acima, muitos países vêm se empenhando em manter o maior espaço verde em seus territórios. Os resultados já começam a aparecer, tanto na preservação da vida quanto na diminuição da poluição, entre as principais metrópoles de todo o mundo. Recentemente, foi divulgada nos Estados Unidos uma lista dos países mais verdes do mundo. Foram avaliados mais de 160 países, levando em consideração o seu melhor desempenho ambiental de acordo com 25 indicadores. Vamos à lista dos primeiros colocados:

– Em primeiro lugar apareceu a Islândia. Um país nórdico europeu que apresenta uma condição geológica um tanto quanto contraditória, ou seja, é considerada, por alguns, como uma maldição e, para outros, uma benção. Este país possui mais de 200 vulcões, 20 campos de vapor de alta temperatura na ilha e 600 fontes de água quente. Como possui diversas belezas naturais (apesar de suas particularidades), o país conseguiu ficar entre as nações mais verdes do mundo.

– A Suíça também surgiu nos primeiros lugares da lista. A própria pesquisa e muitas outras mostram como os suíços estão preocupados com a degradação que o planeta vem sofrendo. Eles são os principais adeptos quanto à mobilidade sustentável. Por conta disto, sempre pensam e planejam ações com a visão de preservar o planeta. Para você ter ideia, eles têm um nível de consciência tão elevado que aproveitam, o máximo, de toda a água e comida do país.

Leia Também:  Capsula transforma defuntos em árvores

– A Costa Rica também está entre os países mais verdes do mundo. Nos últimos anos, o Governo Costa-Riquenho tem investido pesado na utilização de energias renováveis. Uma das metas para os próximos anos é continuar o plantio de árvores. Atualmente, mais de cinco milhões já foram plantadas.

– Outro país, que mais tem investido na redução de combustíveis que agridem o meio ambiente, é a Suécia. Ela também é considerada um dos mais verdes do mundo. Para você conhecer um pouco desta história, na cidade de Borás, por exemplo, praticamente não produz lixo, visto que a coleta seletiva acontece de forma séria e o pouco lixo gerado é adequadamente recolhido. Com isso, boa parte de todo o lixo reciclado acaba sendo transformado em energia para o próprio país.

– E a Noruega? Ela se destacou na lista. O seu propósito é tornar-se o País de Carbono Neutro, até 2030. Certamente, isto fará com que ela seja a maior referência, quanto à elaboração de projetos para diminuir a emissão de gases ofensivos à natureza e a saúde humana.

– Já o Brasil apareceu na posição de número 62, bem abaixo do esperado por muitos ambientalistas. Isto prova que as ações com foco na redução da poluição ainda precisam de maior empenho por parte do poder público e dos brasileiros em si. Outro ponto que vale ressaltar é que o nosso país é um bom produtor do Etanol, mas ainda é preciso fazer muito mais haja vista a nossa enorme área territorial. Portanto, o Brasil só irá melhorar esta colocação caso adote posturas mais rígidas quanto a preservação da natureza.

Outros países também possuíram grandes destaques, entre muitas nações. Países como França, Áustria, Cuba e a Colômbia surgiram na lista com bastante ênfase, devido a todos os esforços dos seus governantes no tocante da preservação da natureza.

Leia Também:  Hotéis que investem em sustentabilidade

Top