Ranking dos 10 alimentos com mais sódio

Ter uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de fazer com que a saúde esteja em dia. Há algum tempo atrás, acreditava-se que comer…

Por Editorial MDT em 06/12/2012

Ter uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de fazer com que a saúde esteja em dia. Há algum tempo atrás, acreditava-se que comer de tudo ajudaria a manter o seu corpo com reservas de energia, coisa que atualmente vem se descaracterizando. O aumento da concentração de sódio no organismo , por exemplo, eleva os níveis da pressão arterial, trazendo como consequência sérios danos à saúde.

O excesso de sódio pode trazer sérias consequências à saúde.(Foto: Divulgação)

O grande problema está no fato da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, principalmente, aquelas que comem fora de casa pela falta de tempo, não conseguindo assim ter controle da quantidade de sal consumida. O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos se preocupou com os dados alarmantes e quis dar um alerta à população divulgando uma lista com os 10 tipos de alimentos que mais contém sódio, fazendo assim com que você tenha ciência do alimento que consome e consiga evitá-lo.

Quantidade saudável de sódio por dia

O consumo diário de sódio não deve passar de 2.300 miligramas.(Foto: Divulgação)

O resultado da pesquisa efetuada detectou que em média, uma pessoa normal chega a consumir 3.300 miligramas de sódio ao dia, sendo que o máximo permitido e aconselhável é um total de 2.300 miligramas. Veja a tabela e sua classificação percentual:

Alimentos com mais sódio: Ranking com os 10 principais

1ª colocação: Pães e salgados. Segundo a pesquisa revelou, concentram um total de 7,2% necessário para o dia todo.

2ª colocação: Embutidos. Alimentos como presunto e salame representam cerca de 5% da quantidade ideal.

3ª colocação: Pizza. Por mais que seja uma delícia, essa contém 5% de toda a quantidade diária necessária.

4ª colocação: Carnes empanadas. Possuem um total de 4,5%.

Os embutidos estão entre os alimentos com mais concentração de sódio.(Foto: Divulgação)

5ª colocação: Sanduíches. Sem especificar aqui qual tipo seria, estudos apontam que em média, ficam com uma dose de 4,5% diário.

6ª colocação: Sopas. Nas sopas encontram-se 4,2% de sódio.

7ª colocação: Queijos. Chega-se a porcentagem de 3,9% nos queijos.

8ª colocação: Bolo de carne. Depende da mistura feita para conseguir atingir o ponto da massa, o percentual pode atingir o valor de 3,5%.

9ª colocação: Massa com molhos. Os molhos condimentados somados a massa conseguem deter 3,4% de sódio indicado.

10ª colocação: Salgadinhos. De todos da lista é o que contém menos quantidade de sódio, 2,8% do total necessário em um dia.

Manter uma alimentação balanceada, evitando o excesso desses alimentos e sempre aliá-la com atividades físicas diárias (pelo menos 30 minutos de caminhada quatro vezes por semana) é a melhor saída para evitar os problemas trazidos pelo sódio.

Leia também:

Alimentos integrais na dieta: benefícios

Dicas para desinchar no verão

Top