Ranking de países com melhor qualidade de ensino

Para que a formação seja considerada de qualidade, ela precisa oferecer os conhecimentos que o estudante necessita para crescer na carreira e se desenvolver…

Para que a formação seja considerada de qualidade, ela precisa oferecer os conhecimentos que o estudante necessita para crescer na carreira e se desenvolver dentro da sociedade. Uma boa instituição de ensino é aquela que possui recursos para investir em melhorias na vida dos alunos e também na capacitação dos professores.

Nos países com melhores sistemas educacionais, crianças são estimuladas. (Foto:Divulgação)

Em comparação com os países desenvolvidos, o Brasil ainda está muito longe de se tornar uma referência em educação. O sistema de ensino fundamental, médio e superior ainda apresenta grandes falhas que precisam ser sanadas aos poucos.

A falta de investimentos em educação impede o desenvolvimentos das pessoas, que se tornam incapazes de realizar as próprias pesquisas e construir conhecimento. Por isso, as nações com melhor qualidade de ensino servem de referência para os países que buscam melhorar a formação dos estudantes.

Suécia possui o melhor sistema de ensino

A primeira posição do ranking dos países com melhor qualidade de ensino é ocupada pela Suécia. A nação europeia é a que mais investe em educação em todo o mundo. Boa parte do produto interno bruto é destinada a formação dos suecos, superando desta forma os investimentos de países como Estados Unidos, a França, o Japão e a Itália.

Os investimentos em educação são essenciais. (Foto:Divulgação)

A Suécia passou por uma intensa reforma educacional nos últimos 50 anos. Atualmente, o país possui nove anos de educação obrigatória, que capacita estudantes de 7 a 16 anos. Outro destaque do sistema de ensino é a formação de adultos, que também mantém alto padrão de qualidade.

Os alunos suecos também recebem motivação para estudar, afinal, as melhores escolas são gratuitas e garantem material escolar, refeição e transporte.

Leia Também:  Cursinhos para Ensino Técnico: inscrições

Além da Suécia, outros países também se destacam por causa do sistema educacional. A Finlândia aparece em segundo lugar no ranking, apostando em medidas simples para melhorar o ensino, com ênfase na qualidade dos professores. A terceira posição da lista é ocupada pela Dinamarca, já que o pagamento dos impostos financia o sistema educacional do país.

Suécia e Finlândia possuem educação referência no mundo todo. (Foto:Divulgação)

Outros rankings também elencam os melhores sistemas educacionais do mundo, mas normalmente as posições variam de acordo com o nível de ensino e período de avaliação. Por exemplo, os Estados Unidos não aparece entre os 10 países com melhor qualidade de ensino, mas possui o título de melhor educação superior do mundo.

Saiba mais: 10 melhores universidades dos Estados Unidos

TOP 10: Países com melhor qualidade de ensino

1º lugar: Suécia

2º lugar: Finlândia

3º lugar: Dinamarca

4º lugar: Noruega

5º lugar: Suíça

6º lugar: Alemanha

7º lugar: Japão

8º lugar: Canadá

9º lugar: Áustria

10º lugar: Reino Unido

Fonte: THE FUTUREBRAND 2011-2012 COUNTRY BRAND INDEX

Veja também: Melhores universidades do mundo 2012

Top