Radioterapia e quimioterapia: quais as diferenças

PUBLICIDADE

O câncer é uma doença que acomete várias pessoas em todo o mundo. Atualmente, existem vários tratamentos contra o câncer, entre eles a quimioterapia e a radioterapia. Muitas pessoas não sabem a diferença entre elas. Pensando nisso, selecionamos as diferenças entre radioterapia e quimioterapia.

A quimioterapia e a radioterapia são usadas no tratamento do câncer. (Foto: divulgação)

Evolução do tratamento do câncer

Quem pensa que o câncer é uma doença nova está muito enganado. Ainda na Grécia e no Egito antigo existiam referências sobre essa enfermidade e seu tratamento, que se limitava somente à retirada cirúrgica dos tumores. O câncer também não é uma doença única. Trata-se de um conjunto de doenças que possuem em comum o crescimento desordenado da célula tumoral.

Durante um longo período a cirurgia foi o método terapêutico mais utilizado no controle da doença, porém no início do século XX  o tratamento com quimioterapia e radioterapia começou a ser implantado.

PUBLICIDADE

Nos dias atuais, muito tem se falado sobre novos tratamentos inteligentes. Os mesmos prometem descrever as características dos vários tipos de tumores de câncer. Para esse tratamento, os medicamentos serão feitos para destruir os mecanismos relacionados ao crescimento de novas células tumorais.

A quimioterapia utiliza medicamentos que destroem as células doentes. (Foto: divulgação)

Veja também hospitais para tratamento de câncer 

Diferenças entre radioterapia e quimioterapia

1. Quimioterapia:esse tratamento utiliza remédios que destroem as células responsáveis pela formação do tumor. Os medicamentos são inseridos por via oral e endovenosa, onde entram em contato com o sangue e são distribuídos por todo o corpo. Eles entram em contado com as células doentes que estão formando o tumor e as destroem, fazendo com que ele não se espalhe pelo organismo. As sessões duram pouco tempo ou até dias. Isso vai depender do tumor a ser tratado e condições físicas de cada pessoa.

2. Radioterapia: o tratamento com radioterapia usa métodos radioativos para eliminar o tumor ou não deixar que as células se multipliquem. Esse método pode ser muito eficaz para algumas pessoas, podendo fazer com que o tumor desapareça e fique sobre controle. A cada a aplicação o tumor diminui de tamanho,  o que melhora a pressão, diminui os sangramentos, dores e outros. Para ser usado esse método é preciso avaliar a extensão e localização do tumor. Além disso, os exames e estado de saúde do paciente devem estar em boas condições.

PUBLICIDADE
A radioterapia é diferente da quimioterapia. (Foto: divulgação)

Veja também novos tratamentos para o câncer

A radioterapia e a quimioterapia são dois tipos de tratamentos para o câncer, que utilizam métodos diferentes em busca dos mesmos resultados. Porém, os efeitos positivos vão depender de cada paciente e também das características dos tumores. Em alguns casos, é necessário o tratamento com ambos. Para saber mais informações consulte um oncologista e tire suas dúvidas.

PUBLICIDADE

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.