Raças de cães Shih Tzu, informações e fotos

O Shih Tzu é uma das raças mais desejadas hoje em dia. É um cão de pequeno porte e não quase não dá trabalho,…

Por Editorial MDT em 21/03/2013

O Shih Tzu é uma das raças mais desejadas hoje em dia. É um cão de pequeno porte e não quase não dá trabalho, principalmente se for fêmea. Sua pelagem chama a atenção! Longa e macia confere personalidade ao Shih Tzu. São cães alegres e extrovertidos, ideais para quem deseja um companheiro para todas as horas.

Personalidade do Shih Tzu

Os Shih Tzus são cães alegres e extrovertidos. (Foto Divulgação)

A raça Shih Tzu nasceu do cruzamento do Pequinês com o Lhasa Apso. Por isso a pelagem longa semelhante ao do Lhasa e o focinho pequeno do Pequinês. É um cão extrovertido e de temperamento forte. São muito apegados aos donos e são ótimos companheiros para crianças.

Leia mais: Raças de Cachorros para Apartamento

São cães inteligentes e costumam ficar sempre atentos com tudo o que ocorre ao seu redor. Normalmente são dóceis com outros animais, todavia, como a maioria das raças devem ser socializados desde pequenos com outras raças. São carinhosos e adoram um colo. Estão sempre dispostos à brincadeiras em qualquer horário do dia.

Cuidados necessários

Os Shih Tzus estão sempre dispostos à brincadeiras em qualquer horário do dia. (Foto Divulgação)

Por terem o focinho achatado o Shih Tzu pode ter problemas respiratórios. É preciso higienizar bem seu ouvido, já que possui facilidade para contrair infecções.  E mais, é preciso ter cuidado com a alimentação, evite dar biscoitos frequentemente, pois ele ainda tem tendência à obesidade.

Veja também: Como escolher o cão ideal para cada tipo de pessoa

É importante escovar bem o pelo do Shih Tzu, pelo menos 15 minutos ao dia. A escovação diária além de evitar nós, manterá seus pelos sempre macios e sedosos. Outra informação importante sobre o Shih Tzu é sobre os cuidados com os olhos. Como a raça possui muito pelo, pode ocorrer deles cair sob os olhos que pode ocasionar irritações e outros desconfortos. Daí a necessidade de prender bem.

O preço de um filhote varia muito, já que depende muito do tipo de cuidado que o animal leva. Em um canil sério, o preço pode chegar a R$ 3.000. Geralmente quando comprados em locais de confiança, o animal já possui carteira de vacinação, com todas as vacinas tomadas e pedigree regularizado.

Confira ainda: Raças de cachorros pequenos: fotos

Top