Raças de cães indicadas para crianças: dicas

Os cães oferecem diversos benefícios para as crianças. Eles são companheiros fiéis, gostam de brincar e proporcionam momentos de diversão. Quem tem um cachorro…

Os cães oferecem diversos benefícios para as crianças. Eles são companheiros fiéis, gostam de brincar e proporcionam momentos de diversão. Quem tem um cachorro em casa também adquire mais responsabilidade, pois precisa cuidar do animalzinho diariamente.

O labrador é um cão amável e companheiro. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Melhores Animais de Estimação para Apartamento

O cão na vida de uma criança

Estudos apontam que a companhia do cão faz com que a criança desenvolva autoridade. Com o seu animal, ela pode ser o próprio ‘juiz’ da história, tendo a oportunidade de mandar e desmandar. Este tipo de autonomia faz bem aos pequenos, principalmente porque eles vivem submissos às regras dos pais. O contato com os animais também é positivo porque ativa uma área do cérebro que está relacionada à emoção.

Embora o cão seja um perfeito bicho de estimação, alguns pais sentem medo de deixar a criança conviver com o animal. O principal receio é de um possível ataque, que possa machucar o filho ou deixa-lo assustado.

Para que a criança não corra risco de ser atacada enquanto estiver brincando com o seu cão, os pais devem conhecer as raças caninas mais apropriadas para ter em casa e conviver com a família. Os cachorros que se adaptam a rotina da criança não são agressivos, mas é importante tomar alguns cuidados, pois o animal pode ter um desvio de comportamento, mesmo pertencendo a uma raça dócil.

O boxer é um cão divertido e amigo. (Foto:Divulgação)

Raças de cães recomendadas para crianças

Veja a seguir uma seleção de raças caninas que convivem bem com crianças:

Labrador: esta raça é muito tranquila, amável, companheira e adora participar de brincadeiras.

Yorkshire: um cãozinho muito afetuoso e que faz de tudo pelo seu dono. Como tem um porte pequeno, é perfeito para apartamento ou casas com pouco espaço. A raça requer cuidados com a pelagem longa, ou seja, escovações diárias e banhos semanais.

Leia Também:  Como escolher o tema certo para o quarto do bebê

Cocker: trata-se de um cão muito ‘família’ e que sabe retribuir todo o carinho que recebe. Ele gosta de brincar e tem uma personalidade amável.

Boxer: apesar de ter um porte grande, esta raça é muito divertida e tolerante com as crianças. O cão gosta de participar de brincadeiras para gastar energia e também costuma ter um temperamento afetuoso.

Dachshund: a raça, também chamada de salsicha, é muito fiel ao dono e segue as regras do seu lar. A relação com as crianças é marcada por alegria e companheirismo. Apesar de ser fácil de adestrar, o cão pode ser teimoso às vezes.

Golden Retriever. (Foto:Divulgação)

Golden Retriever: quando criado dentro de casa, o cão desta raça britânica adquire um vínculo com sua família humana, especialmente com as crianças. O seu comportamento é amável e dócil. Considerado muito inteligente, o Golden aprende rápido os comandos.

Veja também: Convívio com animais de estimação torna criança mais saudável, diz estudo

Top