Ração para pássaros – como escolher

Os pássaros são aves criadas com muito cuidado e dedicação pelos seus donos, que estão sempre procurando produtos de qualidade para suprir as necessidades…

Os pássaros precisam de uma alimentação balanceada (Foto:Divulgação)

Os pássaros são aves criadas com muito cuidado e dedicação pelos seus donos, que estão sempre procurando produtos de qualidade para suprir as necessidades destes animais. É em virtude disso que as indústrias de alimentos para aves está evoluindo para satisfazer os criadores cada vez mais exigentes.

Esta revolução na indústria alimentar é movida pelas necessidades nutricionais destes animais e o interesse em vender produtos de qualidade. Antes a dieta dos pássaros era composta apenas por sementes, porém os seus níveis de proteínas não eram suficientes para a nutrição adequada durante as fases de crescimento. Por isso as empresas têm investido muito em pesquisas para que as rações sejam adequadas para o desenvolvimento dessas aves domésticas.

Na hora de escolher a ração adequada para o seu pássaro você pode levar em consideração a espécie do animal ou o tipo de nutrientes que você acha que ele precisa mais. Dentre as opções de alimentos destacam-se:

  • alpiste – grão rico em carboidratos;
  • girassol – grão rico em proteínas;
  • painço – grão rico em carboidratos;
  • aveia – grão rico em fibras;
  • colza – grão rico em lipídios e proteínas;
  • linhaça – rico em proteínas e ômega 3.

Alimentação baseada em frutas (Foto:Divulgação)

Você também pode escolher a ração de acordo com a raça do seu pássaro. Uma mistura ideal para o Curió é uma que inclua alpiste, painço preto, painço vermelho, verde, milheto, arroz cateto, painço e biscoitos vitaminados. Uma ração para esta espécie de ave deve ser suficiente para melhorar sua performance.

A ração para calopsitas deve possuir painço, painço branco, painço vermelho, aveia descascada, alpiste, girassol, nabão, arroz cateto, trigo sarraceno, linhaça, amendoim, biscoito e niger. Já para os papagaios a alimentação deve ser repleta de frutas, por isso é melhor uma mistura com ovo em pó, frutas floculadas, nabão, biscoitos vitaminados, linhaça, uva passa preta, uva passa branca, frutas cristalizadas, gordura vegetal, mel e levedura de cerveja.

Leia Também:  Maquiagem Cirque du Soleil - Como fazer

Para os periquitos a alimentação adequada deve incluir linhaça, nabão, alpiste, biscoito, aveia, painço vermelho, branco e amarelo. Os canários também precisam de uma mistura específica para a sua nutrição, ela deve conter basicamente alpiste, nabão, colza, linhaça, biscoito, aveia descascada e niger.

Ração para pássaros (Foto:Divulgação)

Os sabiás e os papagaios precisam de uma alimentação reforçada. Para o sabiá a ração ideal deve trazer fubá de milho, farelo de soja e de trigo, farinha de carne, calcário, calcético, óleo vegetal, sal, frutas cristalizadas e um mix com vitaminas minerais para completar a nutrição do animal. Já o alimento para os papagaios precisa ser completo e trazer sementes de girassol, arroz cateto, painço amarelo, milho amarelo, cevada descascada, soja tostada, frutas cristalizadas, ervilha, linhaça, semente de abóbora, amendoim, grão de arroz, trigo mourisco, biscoito, trigo integral e maçã desidratado.

Os pássaros são animais de estimação que necessitam de uma alimentação nutritiva para apresentar a beleza e o vigor da espécie. Por viver em cativeiro eles não têm acesso as sementes adequadas advindas da natureza e por isso é função do seu dono assegurar os cuidados com as aves.

Confira alguns alimentos no site do Stival.

Top