Raça Akita: características, cuidados

Raça Akita: características, cuidados

Os cães da raça Akita são excelentes opções para quem deseja adquirir um novo mascote para a família. Esses cachorros se destacam por sua…

Por Editorial MDT em 10/07/2013

Os cães da raça Akita são excelentes opções para quem deseja adquirir um novo mascote para a família. Esses cachorros se destacam por sua beleza e lealdade, e até já foram temas de filmes Hollywoodianos como “Sempre ao seu lado”. Esclareça as principais dúvidas a respeito do assunto e conheça as principais características e cuidados com a raça Akita.

O Akita é uma raça bastante limpa, e banhos a cada 50 dias são suficientes. (Foto: divulgação)

Principais características do Akita

  • Origem: Japão;
  • Tamanho: Os machos medem entre 65 e 70 cm de altura (do chão à cernelha, o ponto mais alto do ombro do cachorro, antes do pescoço), enquanto as fêmeas medem de 57 a 63 cm. Um adulto pode atingir até 50 Kg;
  • Pelagem: Enquanto o subpelo é denso o macio, a pelagem de cima é reta e dura;
  • Cores: É possível encontrar exemplares brancos, vermelhos, tigrados ou sésamos (pelos vermelhos com pontas pretas);
  • Orelhas: São longas e possuem as pontas arredondadas, ligeiramente inclinadas para frente e se mantêm eretas;
  • Olhos: São pequenos e, triangulares, separados e escuros;
  • Cauda: Grossa e forte.

Além de lindos, os Akitas são muito leais. (Foto: divulgação)

Comportamento

Apesar de ser grande, os Akitas são bastante afetuosos, protetores e corajosos. Outra característica que se destaca nessa raça é a paciência que possuem. Só latem quando é necessário e não é incomum uivarem sempre que precisarem de algo. Quem gosta de criar vários cães ou costuma ter muita visita em casa pode ter problemas, pois o Akita costuma ser bastante possessivo com o dono, além de bastante territorialista, o que o torna um ótimo cão de guarda.

Principais cuidados

O cuidado mais básico, não só com essa raça mas com qualquer outro cachorro de estimação, é mantê-lo bem alimentado e com água fresca em abundância, vacinas e vermífugos sempre que necessário, além de um ambiente limpo e que o acomode bem. Outros cuidados importantes com o Akita são:

  • Banho: O Akita não precisa de banhos semanais e pode se dar muito bem com um banho a cada 50 dias, desde que as condições em que se encontra sejam favoráveis e que o banho seja dado da maneira correta. Eles são extremamente limpos e costumam se lamber bastante, tomando os próprios banhos;
  • Escovações do pelo: Deve ser feita semanalmente, para eliminar os pelos soltos e estimular o crescimento de novos;
  • Troca dos pelos: Essa raça troca de pelos duas vezes ao ano, e o processo todo pode durar até 30 dias. Quando em climas quentes, esse processo pode ser ainda mais frequente e intenso. É preciso manter a calma e não se assustar, pois não é incomum precisar de aspirador de pó para recolher os tufos de pelo que caem dos Akitas algumas vezes no ano;

O Akita é afetuoso, corajoso e protetor. (Foto: divulgação)

Além de lindos, os Akitas são extremamente leais e servem como ótima opção para cão de guarda ou companhia. A raça tem despertado o interesse de muitas pessoas, e vale a pena conhecer mais sobre as principais características e cuidados necessários com os Akitas, antes de adquirir um pet.

Top