Quitosana para perder peso

A quitosana é um tipo de fibra natural que auxilia o emagrecimento, atuando na absorção de gorduras. O suplemento alimentar se revela eficiente porque…

A quitosana é uma poderosa aliada no emagrecimento.

A quitosana é um tipo de fibra natural que auxilia o emagrecimento, atuando na absorção de gorduras. O suplemento alimentar se revela eficiente porque promete a perda de cinco quilos em um mês e demonstra alta capacidade para ‘sugar’ as gorduras ingeridas. No entanto, para que os resultados reflitam na boa forma do corpo, é necessário também adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Entenda a ação da quitosana

Quitosana, normalmente vendida em cápsulas.

A quitosana é extraída das carapaças de alguns crustáceos, como o camarão, o caranguejo e a lagosta. A ação emagrecedora do suplemento acontece quando ele entra em contato com as moléculas de gordura.

Depois de ingerida, a fibra que provém dos crustáceos se transforma em um gel que age no estômago. Como a gordura absorvida não pode ser mais aproveitada pelo organismo, ela é eliminada juntamente com a quitosana. As calorias que estão associadas ao acúmulo de gorduras são desconsideradas, resultando assim no emagrecimento.

Como se trata de uma fibra natural, a quitosana não apresenta contraindicação, exceto quando o indivíduo sofre de alergia a crustáceos.  As mulheres grávidas também devem evitar o consumo da substância durante o período de amamentação.

A dosagem ideal é de até 3g por dia.

Para que os resultados da quitosana se tornem visíveis, é necessário se preocupar com a dosagem ideal. Normalmente as pessoas consomem até 3g da fibra por dia, mas a dose adequada varia de um caso para o outro. Por isso, antes de incluir a quitosana na dieta por conta própria, é fundamental procurar a orientação de um especialista (nutricionista, terapeuta ortomolecular ou endocrinologista). Quando consumida em grandes quantidades, a quitosana pode fazer mal, como qualquer coisa em excesso.

Leia Também:  Fibra no combate da cárie

Saiba mais: Quitosana – preço, onde comprar

A quitosana é descrita por muitos como a ‘pílula mágica’, mas ela não atua sozinha no emagrecimento. Para ajudar na perda de peso e acelerar a absorção de gorduras, o indivíduo precisa adotar hábitos saudáveis.

Como a fibra não corta o efeito engordativo de todos os alimentos, é recomendado não exagerar no consumo de açúcares e massas. O indivíduo também precisa praticar pelo menos meia hora de caminhada por dia para tornar a perda de peso mais visível.

As pessoas que incluem a quitosana na dieta devem consumir pelo menos dois litros de água por dia, afinal, isto ajuda a suprir a absorção de água feita pela quitosana no organismo e evita a prisão de ventre.

Além de atuar como bloqueadora de gorduras e auxiliar na perda de peso, a quitosana também proporciona diversos benefícios para a saúde.  Ela pode ser usada para tratar inflamações na gengiva e na redução de colesterol.

Top