Quem tem refluxo pode tomar Creatina?

Os suplementos à base de creatina prometem dar mais energia e aumentar os músculos. Quando tomada corretamente, essa substância oferece muitos benefícios a saúde. Porém,…

Por Editorial MDT em 20/05/2013

Os suplementos à base de creatina prometem dar mais energia e aumentar os músculos. Quando tomada corretamente, essa substância oferece muitos benefícios a saúde. Porém, as pessoas que sofrem com problemas como refluxo sempre ficam em dúvida sobre os efeitos do uso desse suplemento. Saiba mais sobre o assunto.

A creatina melhora o desempenho muscular. (Foto divulgação)

☰ CONTEÚDO

O que é creatina

Mesmo sendo liberada pela Anvisa, a creatina como suplemento alimentar gera muitas polêmicas. Alguns defendem que a substância proporciona mais energia e aumenta a massa muscular; outros acreditam que o consumo deve ser controlado, já que o excesso pode causar danos ao organismo.

A creatina é um composto produzido naturalmente pelo organismo para fornecer energia necessária aos músculos. Ela é produzida pelo fígado e levada para as células dos músculos, onde é transformada em fosfato de creatina. Assim, fica armazenada para ser queimada durante a atividade física.

Veja também como evitar o refluxo 

Efeitos colaterais do uso da creatina

O uso prolongado da creatina pode causar problemas no fígado e nos rins, órgãos que sintetizam a substância e a retiram do organismo. Uma sobrecarga desse suplemento, como a alta dose sem necessidade, pode sobrecarregar esses órgãos, gerando insuficiências hepática e renal.

Somente atletas profissionais devem consumir a creatina, já que ela favorece para o desempenho em atividades de força e esportes que exigem explosão muscular. Aproximadamente 95% da quantidade total dessa substância que possuímos no corpo é armazenada nos músculos com fibras de concentração rápida. Por isso, sua ação é eficiente somente para exercícios de curta duração e intensos, onde há uma necessidade de reposição rápida de energia.

Não existem evidências de que a creatina piore os sintomas do refluxo quando tomada na medida certa. (Foto: divulgação)

Quem tem refluxo pode tomar creatina

A creatina não faz mal a saúde, desde que seja consumida nas quantidades corretas. O refluxo gastroesofágico é causado pelo não fechamento do esfíncter que regula a passagem do alimento para o estômago, podendo fazer com que o conteúdo gástrico volte para o esôfago.

Não existem evidências de que o uso de creatina piore o quadro de refluxo, desde que seja tomada na medida certa. Afinal, ela atua como um alimento qualquer na hora da ingestão. É recomendado ingerir a creatina e esperar certo tempo para praticar a atividade física, pois qualquer alimento pode provocar o refluxo durante o esforço intenso.

Consulte o médico para tratar a gastrite e orientar sobre o consumo de creatina. (Foto: divulgação).

Veja também refluxo, o que fazer para prevenir 

A creatina é um suplemento muito usado para ganhar força e aumentar a musculatura. Não existem contraindicações para pessoas que sofrem de refluxo e querem usar da creatina, porém é preciso tratar o problema para que o quadro não piore. O mais indicado é consultar uma nutricionista para orientar sobre o uso da creatina e um médico especialista para tratar o refluxo.

 

 

Top