Quem estuda em cima da hora aprende mais, aponta estudo

Um pesquisa publicada no periódico Experimental Neurology revelou que estudar minutos antes da prova pode ser uma melhor forma de aprender. Segundo o estudo,…

Um pesquisa publicada no periódico Experimental Neurology revelou que estudar minutos antes da prova pode ser uma melhor forma de aprender. Segundo o estudo, quem lê tudo em cima da hora tem mais chance de aprender de maneira eficiente, graças ao estresse do momento. Os autores afirmam que os hormônios produzidos em situações tensas como essas provocam mudanças nas células do cérebro, que facilitam no armazenamento de informações na memória. No entanto, caso o estresse seja excessivo o efeito é contrário.

Hormônios como cortisol e adrenalina aceleram um mecanismo que reprograma o DNA do cérebro, que favorecem o processo do aprendizado, de acordo com o levantamento dos neurocientistas da Universidade de Bristol. Segundo Hans Reul, um dos autores da pesquisa, com a reprogramação das células cerebrais em resposta ao estresse os neurônios ficam maiores e a comunicação entre eles aumenta.

“É comum perceber que as lembranças de momentos de estresse são aquelas que permanecem conosco para o resto da vida”, exemplificou Reul, em entrevista ao jornal inglês Daily Telegraph.

Mas as pessoas devem ficar atentas, alerta Reul, já que o excesso de estresse pode causar o efeito inverso e fazer com que não se aprenda nada. “Quando estamos estressados demais não é possível absorver informações novas”, afirmou. “O cérebro começa a substituir informações e a formação da memória não é suficiente.”

Top