Saiba quem tem direito a isenção do IPVA em 2022

Felipo Bellini 13/10/2021 Notícias

O ano de 2021 foi o que os preços dos carros tiveram um aumento escandaloso e, como consequência principal, deu-se a previsão do aumento do IPVA, já que é um imposto que está ligado de 1% a 4% do valor do veículo no mercado, sendo que a porcentagem é definida por cada estado.

Saiba quem tem direito a isenção do IPVA em 2022

Fonte/Reprodução: original

Entretanto, de acordo com regras do próprio imposto, existem veículos que estão fora da lista de pagamentos. Com esse contexto, venha conferir as informações sobre a isenção do IPVA de 2022, bem como os veículos que estão fora da lista.

Quais são os critérios para ter direito à isenção do IPVA por Estado?

Assim como foi informado anteriormente, a condição essencial para a liberação do pagamento do imposto é a idade do veículo.  Entretanto, o tempo necessário para o requerimento da isenção é determinado pelo estado. Por isso, vamos conferir os que foram divulgados até o momento.

Os carros que tiverem 10 anos de fabricação estarão livres de pagar os impostos nos estados do Amapá e Rio Grande do Norte. Os que tiverem 15 anos de fabricação estão isentos em Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.

Os com 18 anos estão livres somente em Mato Grosso. Com 20 anos os carros são isentos em Alagoas, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Por último, veículos com 30 anos estão isentos em Pernambuco e Santa Catarina. Vale lembrar que temos duas exceções para as regras acima: Minas Gerais retira o IPVA de carros com placa preta e Roraima faz o mesmo com carros agrícolas, táxis, motos com 160 cilindradas, entre outros. 

Como funciona o pagamento do IPVA?

Para a realização do pagamento desse imposto, é preciso que o dono do veículo tenha o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Caso o motorista não o tenha, basta apresentar o Renavam e a placa do carro. Os dias de pagamento são determinados pelo estado, porém é possível utilizar da Secretaria da Fazenda do estado e gerar um boleto lá.

Enfim, terminamos a abordagem! Espero que tudo sobre a isenção do IPVA em 2022 tenha ficado esclarecido, bem como os critérios para que o veículo esteja livre do imposto. Para se manter informado sobre tudo que acontece no Brasil, fique atento às novidades do Mundo das Tribos.

Outros artigos

Receita de cupcake com maracujá

21/06/2013

Receita de cupcake com maracujá

Os cupcakes são bolinhos preparados em forminhas individuais e que se destacam pelas coberturas deliciosas. Podem ser feitos com diversos sabores, com uma massa bási...

Concurso de Miss Plus Size no Rio 2011

17/09/2011

Concurso de Miss Plus Size no Rio 2011

[caption id="attachment_271121" align="alignnone" width="299" caption="Vencedora da 1ºedição do Concurso Miss Plus Size Carioca, Tatiana Gaião"][/caption] Há pouc...