Saiba quem tem direito a isenção do IPVA em 2022

PUBLICIDADE

O ano de 2021 foi o que os preços dos carros tiveram um aumento escandaloso e, como consequência principal, deu-se a previsão do aumento do IPVA, já que é um imposto que está ligado de 1% a 4% do valor do veículo no mercado, sendo que a porcentagem é definida por cada estado.

Saiba quem tem direito a isenção do IPVA em 2022
Fonte/Reprodução: original

Entretanto, de acordo com regras do próprio imposto, existem veículos que estão fora da lista de pagamentos. Com esse contexto, venha conferir as informações sobre a isenção do IPVA de 2022, bem como os veículos que estão fora da lista.

Quais são os critérios para ter direito à isenção do IPVA por Estado?

Assim como foi informado anteriormente, a condição essencial para a liberação do pagamento do imposto é a idade do veículo.  Entretanto, o tempo necessário para o requerimento da isenção é determinado pelo estado. Por isso, vamos conferir os que foram divulgados até o momento.

PUBLICIDADE

Os carros que tiverem 10 anos de fabricação estarão livres de pagar os impostos nos estados do Amapá e Rio Grande do Norte. Os que tiverem 15 anos de fabricação estão isentos em Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.

Os com 18 anos estão livres somente em Mato Grosso. Com 20 anos os carros são isentos em Alagoas, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Por último, veículos com 30 anos estão isentos em Pernambuco e Santa Catarina. Vale lembrar que temos duas exceções para as regras acima: Minas Gerais retira o IPVA de carros com placa preta e Roraima faz o mesmo com carros agrícolas, táxis, motos com 160 cilindradas, entre outros. 

Como funciona o pagamento do IPVA?

Para a realização do pagamento desse imposto, é preciso que o dono do veículo tenha o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Caso o motorista não o tenha, basta apresentar o Renavam e a placa do carro. Os dias de pagamento são determinados pelo estado, porém é possível utilizar da Secretaria da Fazenda do estado e gerar um boleto lá.

Enfim, terminamos a abordagem! Espero que tudo sobre a isenção do IPVA em 2022 tenha ficado esclarecido, bem como os critérios para que o veículo esteja livre do imposto. Para se manter informado sobre tudo que acontece no Brasil, fique atento às novidades do Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.