Queimaduras de sol: como tratar

PUBLICIDADE
Prevenção é a melhor ferramenta contra queimadura.

Durante o verão as pessoas podem acabar exagerando no tempo de exposição ao sol, o que pode acarretar problemas como queimaduras solares, bastante comuns nessa época do ano.

O melhor para saúde é a prevenção, ou seja: usar muito protetor solar, ficar na sombra, usar óculos de sol, chapéus ou bonés e se manter hidratado. Porém, pequenos descuidos podem ser o suficiente para acabar com a pele vermelha e ardente.

O tratamento da queimadura solar, em casos mais simples, pode ser feito em casa e consiste no combate da sintomatologia, até que a pele lesada se reestabeleça. Confira algumas dicas do que fazer para amenizar a dor nessas situações.

PUBLICIDADE

Banhos gelados e compressas frias

Uma dica simples e eficaz para reduzir consideravelmente o incômodo é aplicar uma toalha umedecida em água gelada diretamente sobre a região queimada, durante vários minutos (é importante se lembrar de molhar o pano constantemente, para mantê-lo frio). Bicarbonato de sódio ou aveia seca (que deve ser embrulhada numa gaze, formando um pacotinho para não sujar a água) podem ser adicionados à agua fria que será usada para compressa, proporcionando assim um alívio muito maior.

É importante lembrar que não se deve aplicar gelo diretamente sobre a pele, pois o a temperatura congelante piora a lesão.

Em casos onde a área queimada é extensa, ou em regiões difíceis de alcançar (como as costas), pode-se optar por entrar em uma banheira com água fria (a dica do bicarbonato ou da aveia, também pode ser usada nessa situação). Buchas, esponjas e sabonetes não devem ser usados, pois podem ressecar e lesar ainda mais a pele.

É recomendado não esfregar a toalha ao corpo na hora de se secar, e não cair na tentação de passar horas dentro da banheira, o que poderia piorar o ressecamento cutâneo além de provocar a descamação da pele.

Queimaduras solares são muito comuns no verão.

Exposição solar

Tente evitar o sol por alguns dias, até que a pele queimada se recomponha completamente. Enquanto estiver em fase de recuperação, a cútis fica muito mais susceptível a outras queimaduras, portanto, o correto é abusar do filtro solar e usar chapéus e roupas que cubram todo corpo.

Hidratação

Não se esqueça de hidratar a pele com cremes específicos e de preferência logo após o banho (aumenta a eficácia das loções) bem como também é fundamental hidratar todo organismo bebendo bastante água.

PUBLICIDADE

Sinais de alerta

Fique atento para o surgimento de alguns sinais que podem indicar um quadro mais grave, quando é necessária uma visita ao médico. Apesar de muitas vezes esse infortúnio parecer uma coisa simples, pode trazer graves complicações, por isso é importante ficar atento a:

  • Queimaduras extensas, que atinge a maior parte do corpo;
  • Aparecimento de febre e calafrios;
  • Mal estar generalizado;
  • Surgimento de muitas bolhas espalhadas pelo corpo;
  • Bolhas que estouras em inflamam;
  • Piora do quadro de dor e coceira após 24 horas.
Não exagerar na exposição solar é importante.

Vale ressaltar que nos casos mais graves, o tratamento não deve ser realizado por conta própria, sendo indispensável uma consulta médica. Não exagerar na exposição ao sol e cuidar da saúde é a melhor maneira de poder curtir todo verão, livre de complicações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.