Sopas para o inverno, receitas

O inverno chegou mais cedo esse ano e o que as pessoas mais querem é um alimento quente para esquentar o corpo inteiro. No…

O inverno chegou mais cedo esse ano e o que as pessoas mais querem é um alimento quente para esquentar o corpo inteiro. No quesito alimento quente e nutritivo as sopas estão dando de dez, as receitas cada vez mais deliciosas cheias de nutrientes e o melhor é que não engordam. Você pode escolher a receita que desejar com os legumes de sua preferência e desfrutar desse alimento exclusivo para o inverno.

As sopas são ótimas para esquentar no inverno (Foto: Divulgação)

As sopas são ótimas para esquentar no inverno (Foto: Divulgação)

Benefícios das sopas

As sopas além de serem alimentos deliciosos para serem ingeridas no inverno, também podem trazer inúmeros benefícios para o organismo. As sopas de legumes, por exemplo, contém vitaminas, fibras e muito mais. No entanto é preciso cuidar os ingredientes que você vai colocar em sua sopa para que não a mesma não se torne sua inimiga contra o peso.

As sopas podem ser ricas em nutrientes de acordo com os ingredientes (Foto: Divulgação)

As sopas podem ser ricas em nutrientes de acordo com os ingredientes (Foto: Divulgação)

Cuidados com a sopa

Se você fizer uma sopa de legumes com carne de gado magra ou frango, pode se alimentar sem medo de engordar, mas se você colocar massa na sopa e comer com um pãozinho, que seja, vai estar fazendo com que seu peso aumente. Aí que começa a briga com a balança. Cuide para que a sopa seja saudável e você possa desfrutar do alimento delicioso no inverno. O tipo de carne que será colocada na sopa também é importante, pois, muitas pessoas gostam de fazer sopa com carne de peito (de gado), mas é preciso observar que essa carne tem muita gordura e pode deixar a sopa indigesta. As carnes magras são as mais aconselháveis, pois elas não fazem mal. outra dica se carne para a sopa é a de galinha, de preferência o peito, que é sem gordura e uma carne mais leve e saudável.

Receitas de sopas deliciosas para o inverno

A sopa é um alimento muito delicioso, você pode fazer inúmeros tipos de sopas, pode fazer também os caldos, que são deliciosos, de preferência de galinha. Para ajudar você a fazer sopas deliciosas e passar o inverno sempre quentinha, nós colocamos algumas receitas, que com certeza você vai amar. Confira o passo a passo de cada uma delas e faça você mesma em casa. Tendo os ingredientes você pode preparar uma sopa deliciosa.

Sopa cremosa Funcional sem Lactose (Foto: Divulgação)

Sopa cremosa Funcional sem Lactose (Foto: Divulgação)

Sopa cremosa Funcional sem Lactose

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de gergelim preto

– 1 colher de sopa de azeite

– 1/2 cebola roxa

– 120 ml de água

– 100 g músculo cozido e desfiado

– 1 inhame

– 1 dente de alho amassado

– Pimenta síria, sal rosa do Himalaia ou sal marinho a gosto

– 2 folhas de espinafre picada em cubos pequenos

Modo de fazer

Coloque o músculo para cozinhar em uma panela de pressão, depois deixe esfriar. O inhame e o espinafre você deve colocar para cozinhar no vapor por cerca de 15 minutos. Depois de cozidos adicione a água que cozinhou o músculo e bata tudo no liquidificador ou no processador até que se torne um creme. Deixe separado.

Coloque a cebola roxa picada para refogar no azeite até que fique dourada, adicione no creme de inhame com espinafre que você preparou, em seguida adicione o músculo já desfiado no creme e coloque a pimenta síria e o sal a gosto.

A sopa rende 5 porções

Possui 255 calorias por porção.

Dica: na hora que for servir a sopa salpique gergelim por cima.

Vantagens da sopa: o tubérculo contido na sopa é composto de carboidrato de lenta absorção no organismo fazendo com que o açúcar continho nele seja absorvido pelo organismo lentamente, mantendo saciedade por muito mais tempo e diminui a vontade de comer. O Gergelim é um alimento rico em cálcio essencial para que a saúde óssea, mental, e muscular se mantenham em dia.

Sopa vegetariana de baixo teor calórico que ajuda no metabolismo (Foto: Divulgação)

Sopa vegetariana de baixo teor calórico que ajuda no metabolismo (Foto: Divulgação)

Sopa vegetariana de baixo teor calórico que ajuda no metabolismo

Ingredientes:

Leia Também:  Dicas para o tempero da salada

– 1 colher de sopa chia

– 350 g de água quente

– 100 g de vagem cortada em cubos

– Cúrcuma, sal rosa do Himalaia ou sal marinho a gosto

– 150 g de chuchu cortado em cubos

– 2 colheres de chá de gengibre ralado

– 300g de abóbora japonesa cortada em cubos

– 1 dente de alho amassado

– 120 g de tofu cortado em cubos

– 1 colher de sopa de azeite

– 1/2 cebola picada em cubos pequenos

– 1 colher de sopa de cebolinha picada

Modo de fazer:

Coloque o chuchu, a vagem e a abóbora em uma panela a vapor para cozinhar até chegar no ponto macio. Pegue uma panela grande e refogue a cebola, o alho e o gengibre no azeite, depois adicione 350 ml de água quente, em seguida adicione os vegetais que já estão cozidos. Para temperar coloque sal e cúrcuma à gosto. Quando for servir a sopa acrescente a chia e o tofu.

Vantagens dessa sopa:

Os ingredientes são muito benéficos, como o tofu que é uma proteína vegetal de excelente qualidade, a cúrcuma tem o poder anti-inflamatório e antioxidante proporcionando proteção ao organismo contra os radicais livres e o envelhecimento precoce. A chia é uma excelente fonte de ômega três e rica em fibras, também é um alimento indispensável para a saúde cardiovascular.

Caldo Verde (Foto: Divulgação)

Caldo Verde (Foto: Divulgação)

Caldo Verde

Ingredientes:

– 2 batatas médias

– 1 tablete de caldo de galinha

– 1 colher (sopa) de óleo

– 1 colher (sopa ) rasa de sal ou a gosto

– 5 xícaras (chá) de água

– 1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras

– 1 linguiça calabresa defumada cortada em rodelas

Modo de fazer:

Na panela de pressão, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, água e sal. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, comece a contar o tempo depois que a panela começar a chiar, deixe até a batata desmanchar. Em seguida, bata tudo no liquidificador. Volte para a panela, acrescente as rodelas de calabresa e ferva. Desligue o fogo e adicione a couve manteiga.

Dica: Na hora de servir, coloque um fio de azeite.

Benefícios da sopa

A sopa possui uma fonte rica em carboidratos que é a batata, e a couve que é rica em fibras e age como antioxidante combatendo o envelhecimento precoce das células do corpo, no entanto é uma sopa mais calórica, então é preciso consumir com cautela.

Caldo de Legumes (Foto: Divulgação)

Caldo de Legumes (Foto: Divulgação)

Caldo de Legumes

Ingredientes:

– 2 folhas de louro

– 2 talos pequenos de salsão

– 1 cebola grande

– 2 cenouras grandes

– 5 grãos de pimenta-do-reino

– 3 litros de água

– Sal a gosto

Modo de fazer:

Comece lavando todos os legumes, depois tire a casca da cebola, corte a cenoura já descascadas, corte o salsão e a cebola em pedaços grandes. Coloque em uma panela já com água todos os legumes cortados, ainda acrescente a pimenta-do-reino e as folhas de louro. Deixe cozinhar no fogo baixo por trinta minutos. Você pode bater todos os ingredientes no liquidificador para ficar cremoso, ou se preferir poderá coar e tomar só o caldo quente.

Vantagens do caldo:

É extremamente nutritivo e faz muito bem para a saúde, você pode tomar quantos pratos desejar, pois não engorda. O caldo de legumes mantém maior saciedade e ajuda a aquecer o corpo nos dias frios. O caldo pode ser servido junto com uma torradinha.

Caldinho de Açafrão  (Foto: Divulgação)

Caldinho de Açafrão (Foto: Divulgação)

Caldinho de açafrão

Ingredientes:

– Manjericão para decorar

– 1 colher (chá) de açafrão-da-terra (ou cúrcuma) em pó

– 4 ninhos de macarrão cabelo-de-anjo (aletria ou capellini)

– Azeite de oliva a gosto

– 4 xícaras (chá) de caldo de carne

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Misture o caldo de carne com o açafrão e ponha para ferver, em seguida junte a massa e cozinhe de acordo com as instruções do fabricante. Tempere a gosto com a pimenta e o sal, coloque um fio de azeite.

Dica: Decore com folhas de manjericão e sirva.

Sopa de Lentilha com Bacon (Foto: Divulgação)

Sopa de Lentilha com Bacon (Foto: Divulgação)

Sopa de Lentilhas com Bacon

Ingredientes:

Leia Também:  Receita Pudim de leite

– 2 xícaras de lentilhas

– 1 fatia de bacon grande

– 1 tablete de caldo de bacon

– 1 folha de louro

– 1 cebola grande

– 1 colher de maizena dissolvida em água

– Cebolinha e salsinha

Modo de fazer:

. Lave a lentilha e deixe de molho por 1 hora para amolecer. Em seguida pique o bacon e frite com a sua própria gordura. Acrescente a cebola bem picadinha e deixe fritar até que doure. Coloque a lentilha e 4 xícaras de água, depois acrescente o caldo de bacon e mexa bem para dissolver. Coloque a folha de louro e deixe no fogo fervendo por 30 minutos, ou até que a lentilha esteja bem macia.. Quando estiver um caldo bem grosso, salpique o cheiro verde.

Dica: Sirva com pão ou queijo.

Canja de Galinha (Foto: Divulgação)

Canja de Galinha (Foto: Divulgação)

Canja de galinha

Ingredientes:

– 1/2 colher (sobremesa) de sal

– 2 dentes de alho amassados

– 2 colheres (sopa) de cebola picada

– 1 unidade de tomate maduro sem sementes picado

– 300 gramas de peito de frango sem osso e sem pele em cubos

– 1 unidade de sobrecoxa com osso e sem pele

– 1 colher (sopa) de salsa (ou salsinha) picada

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva

– 1,5 litro de água

– 1 unidade de cenoura média em cubinhos

– 1 xícara (chá) de arroz cru

Modo de fazer:

Coloque em uma panela de pressão o azeite e refogue o alho e a cebola. Em seguida acrescente o frango e o tomate e deixe até dourar. Coloque a água e o sal, feche a panela e deixe que cozinhe por 10 minutos. Após o tempo determinado retire o frango deixe esfriar e desfie-o. Coloque novamente o frango desfiado na panela, não use a pressão, adicione a cenoura e o arroz já lavado. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e adicione a salsa. Sirva quente.

Dica: pode comer com queijo ou pão.

Caldo de Milho com Gengibre (Foto: Divulgação)

Caldo de Milho com Gengibre (Foto: Divulgação)

Caldo de Milho com Gengibre

Ingredientes:

– 1 unidade de gengibre com 7 cm aproximadamente

– Noz-moscada a gosto

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva

– 1 colher (sopa) de cebola ralada

– 5 espigas de milho

– 2 xícaras (chá) de leite quente

– Sal a gosto

Modo de fazer:

Primeiramente descasque e rale o gengibre, depois deixe de lado para usar mais tarde. Coloque o milho para cozinhar em água com sal até que fique macio. Com auxílio de uma faca, corte o milho das espigas, cuidado para não cortar o sabugo junto, e bata no liquidificador usando 1/2 xícara (chá) da água que foi utilizada para o cozimento. Coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola até ficar transparente, agora junte o gengibre que estava reservado. Acrescente o milho, mexa e adicione o leite. Deixe cozinhar até que fique grosso. Para temperar use o sal e a noz-moscada e sirva imediatamente.

Dica: adicione gengibre a gosto.

Sopa de Legumes com Macarrão (Foto: Divulgação)

Sopa de Legumes com Macarrão (Foto: Divulgação)

Sopa de Legumes com Macarrão

Iingredientes:

– 1 cebola média picada

– 250 g de carne bovina (de preferência músculo ou costela)

– 1 tomate médio picado

– 2 batatas médias cortadas em cubos

– 2 cenouras médias cortadas em cubos

– 2 mandioquinhas médias cortadas em cubos

– 12 vagens picadas

– 2 xícaras de macarrão (tipo argolinha ou conchinha ou ave maria ou cabelo de anjo)

– 1 tablete de caldo de carne

– 1 envelope de tempero sazon

– 1 pitada de pimenta do reino ou pimenta calabresa

– 1 xícara de salsinha e cebolinha bem picadinhas

– Sal a gosto

– Água até um pouco mais de a metade da panela de pressão

Modo de fazer:

Adicione um fio de óleo na panela de pressão, acrescente a cebola e deixe dourar. Em seguida, coloque a carne bovina e deixe dourar, então acrescente o tomate picado. Coloque o caldo de carne e o envelope de tempero tipo sazon. Junte as batatas, as cenouras, as mandioquinhas e as vagens e deixe refogar por 3 minutinhos (sempre mexendo para não grudar no fundo da panela). Adicione a salsinha e a cebolinha, a pimenta, o sal e, por último, a água.

Observação: A água deve ser adicionada até que ultrapasse um pouco mais da metade da panela de pressão. Em seguida coloque a tampa na panela de pressão e deixe cozinhar por 40 minutos. Após o tempo determinado, retire a tampa da panela e acrescente o macarrão. Assim que o macarrão estiver cozido, desligue a panela e pode servir.

Um ótimo acompanhamento para as sopas é o pão, mas é preciso ter cuidado, principalmente se você não quer engordar, pois ele é amido e se ingerido com frequência pode causar acúmulos de gordura na região abdominal. Para amenizar de preferência a pão light, que é menos calórico.

Com as dicas de sopas citadas acima e as receitas para fazê-las você já tem ótimas ideias para preparar aquela sopa deliciosa para aquecer nesse inverno. É só escolher a sopa que mais combina com o seu estilo e a sua dieta. Vale lembrar que as sopas são ótimas para serem degustadas nos dias frios de inverno, mas é preciso que estejam quentes. Faça a sua sopa e delicie-se sem culpa.

Top