Que Tipo de Pai Você é?

Três tipos de pais Existem três tipos diferentes de pais: os apreensivos, os descuidados e os traquilos. Ninguém, na verdade, escolhe ser um ou…

Três tipos de pais

Existem três tipos diferentes de pais: os apreensivos, os descuidados e os traquilos. Ninguém, na verdade, escolhe ser um ou outro tipo, mas acaba por ser um deles. Por exemplo, todo mundo quer ser um pai “tranquilo”. Porém, se não entendemos nossos filhos ou não jogamos o jogoconforme as regras apropriadas, poderemos nos tornar um dos outros tipos desagradáveis de pais. Isto é ruim porque a espécie de pai que somos (ou no que nos tornamos) reflete diretamente qual tipo de filhos criamos.

Pais apreensivos

Estes pais são um feixe de nervos. Como resultado, costumam criar crianças nervosas. Todos nós conhecemos essa espécie de crianças: choram com muita frequência, tendem a choramingar bastante e ninguém gosta de brincar com eles. E, mais para frente, a história se repetirá com seus próprios filhos.

Os pais apreensivos são suscetíveis. Transtornam-se e costumam ter ataques de raiva. Enfatizam muito as coisas pequenas, desde como dar corretamente a mamadeira à criança, até como comprar o afeto de seu filho.

Entre os sinais que caracterizam os pais apreensivos estão:

  • proteger excessivamente seus filhos;
  • não deixar que as crianças corram riscos;
  • não permitir que sejam independentes;
  • reprimir sua criatividade, ajudando-os em tudo e corrigindo-os na presença de seus amigos;

Pais descuidados

Os pais descuidados são o polo oposto dos pais apreensivos: são um “pouquinho demais” despreocupados quanto aos seus filhos. A razão principal é, provavelmente, que esses pais não levam com seriedade a criação de seus filhos. Pensam que é um grande incômodo. Imaginam que as crianças podem se cuidar sozinhas. Mas talvez a razão mais importante seja que priorizam outros aspectos de suas vidas (como o trabalho) à criação de seus filhos. Esses pais nunca aprenderam que não existe nada mais importante do que seus filhos.

Continuar Lendo  Programa De Recompensas Banco Do Brasil

Entre os sinais que caracterizam os pais descuidados estão:

  • não saber onde se encontram seus filhos, com quem estão e o que estão fazendo;
  • pensar que seus filhos são responsáveis em qualquer idade;
  • não participar de suas atividades (ou não ser capazes de contar quais são sua atividades)
  • não se interessarem por aprender a ser pais.

Pais tranquilos

Este é o tipo de pai que você quer ser. Um pai tranquilo é um pai feliz; esse tipo de pai cria (ou pelo menos trata de criar) filhos bem adaptados. Não exagere no conceito de felicidade. Tudo o que você tem que fazer, em troca, é seguir algumas regras muito simples, assumir alguns papeis novos e entender que seus filhos estão aí para frustrar qualquer pretensão que você tenha de se converter em um pai perfeito. Entre os deliciosos sinais de que você está se tornando um pai tranquilo e feliz estão:

  • ocupar-se dos hábitos alimentares de seus filhos (sem chegar ao cúmulo de comprar um esterilizador), ficar atento na ingestão de líquidos e no número de movimentos intestinais diários do bebê;
  • prestar atenção na atitude e no comportamento de seu filho;
  • cuidar para que seu lar seja um lugar seguro;
  • não entrar em pânico;
  • cuidar de seus filhos permitindo que assumam riscos (sempre e quando não impliquem em perigo)
  • se esforçar para ajudá-los a construir uma alta estima.

Para concluir que tipo de pai você tem sido e corrigir a rota, se esse for o caso, analise seu comportamento nas próximas duas semanas. Registrar, por escrito, um “diário de pai”e não apenas o do beb6e, lhe dará a dimensão de suas atitudes. A reflexão, no começo da vida dos seus filhos, trará um benefício enorme para o resto de seu relacionamento com ele, afinal, “filho é para a vida toda”, não é o que dizem?

Continuar Lendo  Shopping Morumbi Endereço e Telefones

E sim, estão certos!

Top