Quanto devo engordar na gravidez?

A gestação é um período bastante delicado tanto para a futura mamãe como para seu bebê. Por isso é fundamental ficar atenta a alguns…

A gestação é um período bastante delicado tanto para a futura mamãe como para seu bebê. Por isso é fundamental ficar atenta a alguns fatores, como o ganho de peso, que quando se encontram fora do limite esperado indicam maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde. Entenda mais sobre o assunto e saiba quanto se deve engordar durante a gravidez.

Confira algumas dicas de como não engordar muito na gravidez.

O ganho de peso durante a gravidez é calculado com base no IMC pré-gestacional. (Foto: divulgação)

Ganho de peso durante a gestação

O ganho de peso é algo inevitável durante a gestação e representa as mudanças corporais necessárias para proporcionar ao feto as condições ideais de desenvolvimento. Os quilinhos a mais na balança são devido ao peso do bebê (em média 3,3 kg), aumento da camada muscular uterina (900g), crescimento placentário (700g), aumento do volume dos seios (400g), aumento do volume de sangue corporal (1,2Kg), retenção de líquidos no organismo (2kg) e acúmulo de gordura (4kg).

Isso significa que ao final de uma gestação a mulher ganha, em média, 12,5 quilos. É importante lembrar que o ganho ponderal está relacionado a diversos outros fatores, que variam de uma pessoa para outra. Portanto, o ganho de peso considerado ideal deve ser individualizado. O parâmetro mais seguro para traçar um limite de ganho de peso é o índice de massa corporal pré-gestacional (IMC pré-gestacional).

O aumento do peso de acordo com o IMC

Calcular o IMC é uma tarefa muito simples. Basta multiplicar a altura, em metros, por ela mesma e depois dividir pelo peso em quilos. A classificação do IMC consiste em:

  • IMC menor que 18,5 = baixo peso;
  • IMC de 18,5 a 25 = ideal;
  • IMC de 25 a 30 = sobrepeso;
  • IMC de 30 a 40 = obesidade;
  • IMC acima de 40 = obesidade severa.

É preciso saber escolher os alimentos certos para engordar com saúde. (Foto: divulgação)

De acordo com os especialistas, o ganho de peso esperado para gestantes, levando em consideração seu respectivo IMC antes de engravidar, deve ser de:

  • IMC menor que 18,5 = de 13 a 18 kg;
  • IMC de 15,5 a 25 = de 11 kg a 16 kg;
  • IMC de 25 a 30 = de 7 kg a 11 kg;
  • IMC maior que 30 = de 5 kg a 9 kg;

É possível perceber que, quanto mais gordinha a mulher inicia a gestação, menos peso deve ganhar no decorrer dos meses.

Como controlar o peso

Algumas dicas simples podem ajudar a ganhar peso de maneira saudável durante a gestação, sem deixar de consumir todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento fetal. Confira:

  • Não deixe de consumir carnes magras e saudáveis, como a de peixe, frango ou carne bovina magra. Para caprichar ainda mais na ingestão de proteínas, pode valer a pena caprichar no uso de ovos e grãos;
  • Ingira gorduras saudáveis, de origem vegetal. Além de serem capazes de diminuir as taxas de colesterol LDL, são fundamentais no adequado desenvolvimento fetal e podem ser encontradas em óleos vegetais ou castanhas;
  • Não deixe de comer com moderação fontes de carboidrato, como pão, macarrão, arroz e feijão. Vale a pena dar preferência para os produtos integrais, que além de mais ricos em nutrientes, prolongam a sensação de saciedade.

Aprenda a emagrecer após a gravidez.

Comer fontes de carboidrato, como os pães integrais, ajuda a manter a saciedade por mais tempo. (Foto: divulgação)

Engordar alguns quilinhos durante o período gestacional é algo inevitável, mas a futura mamãe deve ficar atenta ao ganho de peso, que deve se manter dentro da faixa esperada de acordo com seu IMC.

Top