Quando vale a pena mandar fazer um cosmético?

As mulheres estão sempre em busca de alternativas para melhorar a aparência e retardar o envelhecimento. Elas normalmente investem na compra de cosméticos industrializados,…

As mulheres estão sempre em busca de alternativas para melhorar a aparência e retardar o envelhecimento. Elas normalmente investem na compra de cosméticos industrializados, mas também podem recorrer às farmácias de manipulação.

Para fazer um cosmético manipulado, é necessário apresentar receita. (Foto:Divulgação)

As vantagens dos cosméticos manipulados

Muitas consumidoras duvidam da eficácia dos cosméticos manipulados, afinal, há uma grande oferta de produtos preparados pela indústria. No entanto, algumas empresas estão conquistando espaço no mercado com a proposta de princípios ativos exclusivos e produtos personalizados.

As farmácias de manipulação fazem sucesso com os cosméticos graças à qualidade da matéria prima e o rigor para administrar as substâncias. O produto feito para determinado consumidor reconhece as necessidades do tratamento e exclui os componentes desnecessários.

Os dermatologistas que receitam fórmulas manipuladas podem combinar substâncias de 3 ou 4 cremes industrializados. Também é possível determinar o tipo de conservantes para não causar alergias.

As fórmulas manipuladas permitem administrar melhor as substâncias. (Foto:Divulgação)

Cosmético manipulado: quando é a melhor opção?

Há cerca de 10 anos atrás, os especialistas tinham preferência pelos produtos manipulados, mas esta realidade mudou. Hoje, os cosméticos industrializados possuem uma extensa variedade, contam com fórmulas estáveis, resultados conhecidos e confiáveis.

Mandar fazer o cosmético pode ser uma opção favorável, mas tudo depende da situação. A consumidora não pode, por exemplo, pegar a receita médica de uma amiga e pedir o mesmo produto manipulado na farmácia. Vale ressaltar que a fórmula desenvolvida reconhece as particularidades de um indivíduo e os benefícios não são para todos.

Optar pela manipulação nem sempre é a melhor saída para ‘copiar’ a fórmula do cosmético favorito. Os ingredientes são expressos na embalagem, mas as quantidades das substâncias nunca serão adicionadas com a exatidão da fórmula original.

Continuar Lendo  Flores e plantas dentro de casa as espécies indicadas

Os prós e contras dos cosméticos manipulados dividem as opiniões dos especialistas. Quem defende os produtos manipulados afirma que os resultados são mais eficazes e a composição se adapta ao estilo de vida do paciente. Por outro lado, os profissionais que preferem trabalhar com cosméticos industrializados possuem mais confiança na fórmula, que passou vários meses sendo testada antes do lançamento no mercado.

Os cosméticos industrializados passam mais tempo sendo testados e por isso são mais seguros. (Foto:Divulgação)

Os cosméticos manipulados estão em desvantagem ao passo que possuem menor data de validade e controle de qualidade variável. Por isso, antes de encomendar um produto, é importante se certificar sobre a credibilidade do serviço da farmácia. Ao optar pela manipulação, também é fundamental conhecer os cuidados para conservar os cosméticos.

É comum cometer erros ao escolher produtos para a pele, mas é importante tomar cuidado e consultar um dermatologista em casos de cosméticos manipulados.

Top