Quando é a hora certa de ter o segundo filho?

Quem é mãe sabe o quanto um bebê necessita de carinho e atenção. São diversos os cuidados que devem existir com o pequeno, desde um trabalho psicológico, formação e desenvolvimento, tanto na adaptação do bebê, quanto da família que o recebe. Quando o assunto é segundo filho, os pais tem diversas duvidas sobre qual o momento exato de ter o segundo filho, não deixando de lado os cuidados com o primogênito. Saiba quando é a hora certa de ter o segundo filho.

Avaliar a diferença de idades entre os filhos é importante para avaliar a hora certa de ter o segundo filho. (Foto: divulgação)

Escolhendo o tempo ideal para aumentar a família

Na verdade, não existe uma regra para ser seguida quando o assunto é aumentar a família. A escolha pelo tempo ideal dependerá da família e da orientação dos pais. No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração, conheça abaixo cada um deles.

  • Segundo filho com até dois anos de diferença do primogênito

Por as idades serem próximas e ambos serem dependentes de um adulto, em quase todo o tempo, os pais acabam ficando sobrecarregados. Por outro lado, a pequena diferença de idade promoverá fases de desenvolvimento similares, além de gostos parecidos. Dessa forma, é mais fácil realizar brincadeiras que consigam entretê-los ao mesmo tempo. Outra vantagem, leva em consideração o trabalho das mães, uma vez que a sequência de filhos através da otimização e do reposicionamento profissional, não tem reflexo direto na carreira da mulher.

Muitos casais desejam aumentar a familia. (Foto: divulgação)

  • Segundo filho com 2 a 4 anos de diferença do primogênito

Quanto maior a diferença de idades, mais os pais terão que lidar com as diversas situações, incluindo os gostos diferentes e a temida competição para obter a atenção de ambos. A melhor maneira de evitar esse problema que pode trazer consequências psicológicas ao primogênito, é importante que os pais façam de tudo para adaptar o bebê., sempre evitando comparações e os conflitos de atenção.

  • Segundo filho com mais de cinco anos de diferença do primogênito

Acompanhar o desenvolvimento de duas vidas com etapas distintas de idade, pode ser bem complicado para os pais. Por outro lado, o irmão mais velho pode ajudar com os cuidados do pequeno, além de colaborar na orientação do imãozinho, através de conselhos e das experiências passadas.

Saiba qual a hora certa de ter o segundo filho. (Foto: divulgação)

É difícil mencionar qual a hora certa para ter o segundo filho. Para que o casal chegue nesse consenso, é importante avaliar as necessidades e os planos da família, sempre levando em consideração também, os desejos do primogênito.

Reply