Quando Devo Fazer a Minha Primeira Consulta Ginecológica?

A saúde da mulher vem sido tratada com mais importância nas últimas décadas e, principalmente, nos últimos anos. São feitas constantes palestras, seminários e…

A saúde da mulher vem sido tratada com mais importância nas últimas décadas e, principalmente, nos últimos anos. São feitas constantes palestras, seminários e encontros para levar até a mulher os cuidados e prevenções que ela deve ter no que se refere à saúde. Hospitais, clínicas, centros comunitários e mesmo escolas, têm preparado esses momentos para conscientizar as pessoas do perigo de inúmeras doenças que afetam a saúde da mulher.

O câncer de mama, o câncer do útero, doenças sexualmente transmissíveis (as DSTs), são alguns exemplos de doenças que merecem atenção tanto dos profissionais de medicina quanto das mulheres que podem sofrer com as conseqüências dessas doenças.

Por que procurar o  ginecologista? Atualmente, o cuidado com a saúde da mulher começa muito cedo. Não, necessariamente, quando começa a vida sexual da mulher. Algumas meninas e adolescentes procuram o(a) médico(a) ginecologista também por outros motivos. São inúmeras as dúvidas nessa fase, que vai da infância, passando pela puberdade e adolescência. E o melhor profissional para esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento do corpo, sobre alterações no organismo, sobre ciclo menstrual, sobre doenças sexualmente transmissíveis, sobre proteção contra as DSTs, sobre gravidez, entre outras, é o(a) ginecologista.

É comum meninas na pré-adolescência se preocuparem com o próprio corpo, com as alterações que estão acontecendo e que esperam que irão acontecer. Um exemplo é a curiosidade sobre a menstruação.Quando ela deve começar, qual idade é normal para o início da menstruação, como lidar com ela de forma natural.

Essas preocupações, com certeza, são de muitas meninas. Quase sempre só ocorrem quando há a menarca (primeira menstruação). A menarca ocorre por volta dos 11 aos 14 anos e, quase sempre, é envolvida de irregularidades, tais como: menorragia, fluxo aumentado, ou amenorréia, a ausência da menstruação, que muitas vezes vem acompanhada de terrível cólica. O estirão, mais conhecido como crescimento rápido, ocorre normalmente antes da menarca, e é exatamente nesse período que muitas adolescentes procuram o ginecologista.

Primeira consulta ginecológica: A primeira consulta, portanto, pode ser tanto para esclarecer dúvidas de sexualidade, como também para o conhecimento do próprio organismo. Isso pode ser feito ainda na infância, quando a menina é encaminhada por um pediatra, ou ainda na puberdade. Mas todas as meninas devem fazer a primeira consulta com o ginecologista antes ou logo após a primeira menstruação.


Top