Quando deixar a menina usar maquiagem e salto alto?

A expressão da vaidade é fundamental para o desenvolvimento emocional humano, a medida que ela evidencia um senso de cuidado e amor próprio. Desde o inicio da infância, por volta dos três anos, algumas evidencias desse sentimento começam a surgir. Saiba mais sobre o assunto e veja quando deixar a menina usar maquiagem e salto alto.

As maquiagens pode ser prejudicial para crianças. (Foto: divulgação)

Vaidade feminina

Na infância as meninas começam a usar roupas e sapatos da mãe para brincar e demonstram interesse pelos acessórios de cabelo e maquiagem. Essa vaidade toda se torna um problema quando se manifesta de forma exagerada. Segundo especialistas em pediatria, quando a menina usa todos os dias roupas, acessórios e cosméticos que não são indicados para a idade delas, os pais devem intervir.

Um dos sinais de que o uso está sendo inadequado é quando a criança deixa de se divertir com os brinquedos e brincadeiras da idade para começar a se cuidar como uma mocinha. Ao aparecer esses sinais, os pais devem refletir sobre essa conduta que está estimulando a menina. Tudo isso porque, sem perceber, os adultos incentivam os filhos a se cuidarem muito ou a se comportarem de maneira mais adulta.

O ideal é que as crianças, mesmo gostando de se arrumar, não deixem de brincar por medo de estragar a produção. “A criança precisa se sentir à vontade sempre. Brincar favorece o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças”, afirma a pediatra Filumena Gomes, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

As meninas só devem usar salto após a primeira menstruação. (Foto: divulgação)

Quando deixar a menina usar maquiagem e salto alto

O ideal é proteger as crianças do uso de cosméticos, de maneira rotineira, sendo adiado o máximo possível. A pele das crianças é mais sensível do que a dos adultos e a absorção cutânea também é maior. O uso de maquiagens e outros produtos precocemente podem desencadear reações alérgicas imediatas ou em longo prazo.

De acordo com especialistas, depois da puberdade, a pele ganha uma barreira mais resistente e o uso desses cosméticos começa a ser liberado. Em ocasiões especiais, como festas, uma exceção pode ser aberta para a pintura da pele, nas meninas maiores de seis anos. Além disso, a maquiagem utilizada deve ser especificamente desenvolvida pelo público infantil. Para serem considerados seguros, esses produtos precisam atender as especificações, como não possuir sabor ou odor forte.

Os saltos altos só devem ser usados a partir da primeira menstruação, quando o crescimento já ocorreu na menina. Antes dessa fase, a formação dos ossos, músculos e articulações ainda não está completa e o uso de calçados inadequados pode causar sérios danos à saúde. A criança que usa salto, vai fazer uma pressão maior na parte anterior do pé, o que pode desencadear processos inflamatórios e degenerativos.

O uso de sapatos com salto pode prejudicar o desenvolvimento das pernas, pés e atingir a coluna. A criança apresenta ainda um sistema neurológico imaturo, com déficit de equilíbrio e coordenação. Por isso, é essencial usar um calçado firme e estável.

Os pais muitas vezes motivam as crianças a se tornarem adultas. (Foto: divulgação)

As crianças estão cada vez mais modernas e se tornando adultas mais cedo. Os pais apresentam forte influência sobre isso na vida dos mesmos. É necessário estabelecer limites para as vaidades da criança. As meninas devem usar maquiagens e cosméticos para crianças somente quando necessário afinal isso não deve se tornar uma rotina. O salto alto é outro acessório que só deve ser usado na adolescência.

Reply