Quando começar a ler para o filho?

Segundo pesquisas, começar a ler cedo faz com que a criança tenha mais chances de se tornar um leitor assíduo. O contato com as…

Segundo pesquisas, começar a ler cedo faz com que a criança tenha mais chances de se tornar um leitor assíduo. O contato com as narrativas melhora o futuro desempenho da criança. Saiba mais sobre o assunto e veja quando começar a ler para o filho.

A mãe deve ler para o filho desde antes de um ano de idade. (Foto: divulgação)

Não existe idade para leitura

Talvez você nunca tenha pensado em ler um livro para um recém-nascido ou para o bebê que ainda nem balbucia palavras. Porém, não importa se eles não entendem o significado das frases, os benefícios proporcionados pela leitura começam muito cedo na vida do indivíduo.

Segurar o bebê no colo e mostrar a ele imagens, sons e texturas de um livro feito exclusivamente para a faixa etária, faz com que se familiarize com a leitura, dando o primeiro passo para se tornar um leitor. A criança pode até não entender a história, mas está ouvindo as palavras, o que é um grande passo para o desenvolvimento da linguagem.

Além disso, ao ler para o bebê você se aproxima dele, criando um vínculo afetivo maior.  Não tem idade para começar a ler para o pequeno. Você pode começar desde a gravidez. A partir dos 6 meses de gestação, o bebê já pode ouvir tudo o que a mãe diz.

Uma pesquisa publicada na revista Science, mostrou que os recém-nascidos preferiam histórias que eram contadas pelas mães antes do nascimento, do que as que nunca tinham ouvido. Ainda dentro da barriga, pesquisas conseguiram avaliar os interesses dos bebês pela fala da mãe através dos batimentos cardíacos. A mesma frase repetida várias vezes fazia com que os batimentos desacelerassem, indicando atenção.

A mãe pode ler para o filho na gestação. (Foto: divulgação)

Veja também as vantagens de estimular seu filho a ler 

Importância da fala da mãe

Depois de se tornar mãe, as mulheres adotam padrões de fala mais altos e com sílabas mais longas. Isso é muito instintivo e faz bem para o pequeno. A fala da mãe ajuda a escutar melhor, devido ao volume e palavras ditas lentamente.

A modulação da voz faz com que o bebê preste mais atenção na história contada. Imitar os personagens, fazer sons de animais, interpretar faz com que tudo se torne mais interessante.  Ao ler uma historia antes de dormir, a sua voz deve ser calma e baixa.

Quando o bebê não se mostra interessado, além das vozes e sons, é importante usar imagens. Existem muitos livros para bebês, com ilustrações grandes e coloridas, texturas e outros. Não fique com medo de a criança rasgar as páginas afinal ele deve ser encarado com um brinquedo. Existem também as opções de plástico, para o banho que podem ser usados sem estragar.

Outra forma de chamar atenção das crianças para leituraé fazer histórias cantando, usando rimas e trava línguas.  Elas trabalham o ritmo e a cultura oral. Aposte nas canções antigas que aprendemos com os nossos pais e avós.

Não existe idade para começar a ler para o filho. (Foto: divulgação)

Veja também como ajudar a criança a ler melhor 

A leitura deve ser feita desde cedo para os filhos. Isso quer dizer que, ainda no ventre da mãe ou após o nascimento, a criança já pode ser familiarizada com a leitura. Adotar esse hábito desde cedo faz com que os pequenos se tornem adultos adeptos a leitura. Portanto, comece agora mesmo a ler para o seu filho.

Top