Qual a idade adequada para cirurgia plástica

Muitas crianças e adolescentes estão procurando a cirurgia plástica para corrigir imperfeições, mas até que ponto isso está certo? Segundo alguns especialistas, não há…

Muitas crianças e adolescentes estão procurando a cirurgia plástica para corrigir imperfeições, mas até que ponto isso está certo? Segundo alguns especialistas, não há problemas em fazer cirurgia em pessoas mais novas assim, mas é preciso analisar o tipo da cirurgia, o tipo da correção e quais os riscos para a saúde do paciente. É na infância e adolescência que o corpo está em desenvolvimento, por isso mexer em algo pode desregular esse crescimento natural, interferir nas mudanças hormonais e assim por diante.

O bullying é um dos principais motivos pelos quais a criança pede para os pais a interferência de um cirurgião plástico. A ênfase aos defeitos do outro é muito forte na escola, onde a criança ou o adolescente convive com outras pessoas da mesma idade. O excesso de peso, um seio mais avantajado, um nariz um pouco maior, enfim. Qualquer detalhe do corpo é levado em consideração nessa fase. Por isso muitos recorrem ao cirurgião para acabar com os problemas de autoestima e brincadeiras de mal gosto.

Não há uma idade adequada para cirurgia plástica, mas recomenda-se que pelo menos o paciente seja maior de idade. Uma lipoaspiração pode ser feita antes, assim como uma cirurgia de nariz. O que não pode é um aumento ou redução de mama antes da formação completa do corpo, que se dá em torno dos 18 ou 20 anos. É preciso deixar o corpo se formar, desenvolver e depois mexer na estética do mesmo.

Se a imperfeição está incomodando o jovem, deixando-o preocupado, com a autoestima baixa, a mesma pode ser corrigida com a cirurgia plástica sim. O procedimento evita problemas maiores no futuro, como depressão ou até mesmo suicídio, que é comum entre adolescentes que sofrem com preconceito e bullying.

Leia Também:  Dicas para escolher o perfume certo

Se for considerar uma idade certa para cirurgia plástica, então que seja a maioridade. Em casos específicos e isolados, para evitar maiores consequências, essa idade pode ser reduzida. Está sendo cada vez mais comum a cirurgia plástica em adolescentes. Em crianças os números são menores, mas também há casos espalhados pelo mundo. Cirurgias para correção da orelha de abano e remoção de algo a mais no corpo são mais aceitáveis quando se trata de uma criança. Caso contrário, uma cirurgia plástica não é bem vista pelos médicos e demais profissionais da saúde.

A idade para cirurgia plástica deve ser um consenso entre os pais, o paciente e o cirurgião. Estabelecido o tipo da cirurgia e a necessidade da mesma, a idade não conta muito. Se for considerada futilidade ou exagero, é preciso esperar pelos 18 anos ou mais.

Top