Qual a diferença entre um HD comum e um SSD?

SSD de 128 GB da Kingston, R$ 750 no Brasil A resposta é simples, um SSD é muito mais rápido que um HD (disco…

Por Redacao em 29/11/2011

SSD de 128 GB da Kingston, R$ 750 no Brasil

A resposta é simples, um SSD é muito mais rápido que um HD (disco rígido) comum. Isso não significa que os seus programas rodarão mais rapidamente, mas que será necessário um tempo muito menor para que eles sejam carregados. No caso da inicialização do Windows, por exemplo, ela pode ocorrer até 2 vezes mais rapidamente quando o sistema estiver instalado em um SSD do que quando em um HD comum. Além disso, o SSD possui uma durabilidade muito maior e é menos influenciável pelo meio externo.

Como funciona?

Os discos rígidos comuns contam com um processo de gravação magnético que, embora funcione bem, é um tanto lento. Seu mecanismo ainda depende de um núcleo mecânico composto por um disco e de uma agulha. A título de curiosidade, este é basicamente o mesmo método para a gravação utilizado nos primeiros HDs da história.

Por outro lado, o SSD (ou disco de estado sólido) dispensa partes mecânicas e é composto apenas de componentes eletrônicos. De forma simplificada, ele funciona de maneira parecida com a dos pentes de memória RAM e memórias flash (a mesma presente nos pendrives e cartões de memória).

Quando utilizar?

Embora contem com uma grande eficiência, os SSDs são mais caros e possuem uma capacidade menor que os HDs comuns. Por esse motivo, os usuários normalmente combinam as duas unidades em um mesmo computador. Desta forma, o sistema operacional e os programas mais pesados são instalados no SSD, deixando os documentos e programas menos exigentes (que demoram menos para ser carregados) no HD convencional.

Top