Qual a diferença entre telescópio Refletor e Refrator

Para os leigos no assunto telescópio é tudo a mesma coisa, mas não é bem assim. Existem muitas diferenças entre os telescópios, mas basicamente esses equipamentos são divididos em dois grupos: refratores e refletores. O nome parecido causa certa confusão, mas preste atenção porque as diferenças são simples.

O telescópio tem dois tipos (Foto:Divulgação)

O que um telescópio refletor?

Telescópios refletores são mais simples, mais utilizados pelos astrônomos e mais baratos. Esses instrumentos são chamados de “newtonianos”,  nomenclatura essa que deriva do famoso cientista Isaac Newton, que o inventou em 1672 o instrumento.

O cientista observou que os telescópios refratores apresentavam o grave problema da aberração cromática (que é aquele que faz com que haja uma interferência na imagem obtida), ele passou a usar um espelho côncavo no lugar de uma lente objetiva do equipamento.

Por isso que os telescópios refletores fazem uso até hoje de uma lente objetiva, onde um espelho, de formato côncavo, reflete a imagem responsável pelo foco. Na realidade, esse tal espelho é um vidro devidamente polido, com uma camada refletora, que em geral tem como base o alumínio, daí também o termo aluminização.

Outro tipo de telescópio refletor é o equipamento do tipo Cassegrain. Esse equipamento é bem apreciado por astrônomos amadores como também por profissionais do ramo. Esta, porém, possui muitas variações, nas superfícies dos espelhos primário e secundário.

Entenda as diferenças dos telescópios (Foto: Divulgação)

Telescópios refratores

Os telescópios refratores (ou lunetas), são aqueles equipamentos que usam como elemento óptico principal (a objetiva), que é uma lente. Uma objetiva é composta por dois elementos de lentes de diferentes tipos de vidro, ou cristal; por isso, os telescópios refratores possuem melhores imagens que os newtonianos, e exatamente por esse motivo são bem mais caros.

Além disso, esse tipo de telescópio é formado por um tubo fechado e o refrator mantém as lentes no lugar a uma distância correta uma da outra; o que também auxilia na proteção contra a poeira, excesso de umidade e luz, que podem interferir na imagem formada.

Reply