Quais os benefícios dos alimentos antioxidantes?

Conheça um pouco mais desses alimentos que ajudam a prevenir o câncer, além de retardar o envelhecimento! ☰ CONTEÚDO Qual o significado de antioxidante?Como…

Sucos de frutas ótimas fontes de antioxidantes

Conheça um pouco mais desses alimentos que ajudam a prevenir o câncer, além de retardar o envelhecimento!

Qual o significado de antioxidante?

Antioxidante é o nome dado a um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais, além de outros componentes vegetais e enzimas, que possuem função principal de bloquear o efeito maléfico dos radicais livres.

Como ocorre a liberação de radicais livres em nosso corpo?

A liberação de radicais livres ocorre quando nossas células precisam de oxigênio para poder transformar os nutrientes em energia. A esse processo denominamos oxidação. Quando ocorre a oxidação, as tão maléficas moléculas de radicais livres são liberadas em nosso organismo. Assim, podemos entender o papel importante da ingestão de alimentos antioxidantes.

Os alimentos são a principal fonte de antioxidantes!

Os alimentos que mais comumente possuem essa ação antioxidante são os vegetais, o que ajuda a explicar a ação saudável das frutas, verduras, legumes, hortaliças e cereais integrais, em nosso organismo.

Citaremos abaixo alguns exemplos de vegetais que possuem essa tão importante ação, e que devem fazer parte da sua refeição.

Fonte de vitaminas

  • Vitamina C: pode ser encontrada em frutas cítricas como o limão e a laranja, assim como em morangos, brócolis, couve-flor, pimentão verde, repolho e chá verde.
  • Vitamina A: encontrado em alimentos como espinafre, brócolis, salsinha, couve, cenoura e agrião.
  • Vitamina E: encontrada na gema de ovo, legumes, abacate, beterraba, brócolis, cereal integral, gérmen de trigo, vegetais com folhas, amêndoa e castanha do Pará.
  • Vitamina B: cereais, carnes, vagens, feijão, arroz integral, pão integral, farinha de soja e até mesmo na levedura da cerveja.

As uvas são fontes de substâncias antioxidantes

Bioblavonóides – São pigmentos vegetais hidrossolúveis que dão cor às cascas, caules e folhas.

  • Comumente encontrado em frutas vermelhas e escuras como amora, framboesa e uva.
Continuar Lendo  Óleo de cartamo - Como tomar

Outros alimentos também são antioxidantes

  • Cacau, por ser rico em polifenóis;
  • Cúrcuma ou açafrão;
  • Linhaça;
  • Óleo de coco;
  • Tomate.

Quais os benefícios dos antioxidantes?

Os antioxidantes possuem grande efeito positivo contra certas enfermidades, colaborando no retardo destas doenças. Possuem também uma grande ação na prevenção de problemas de saúde.

Os benefícios dos alimentos que possuem função antioxidante são inúmeros. Ajudam na prevenção a doenças cardiovasculares e numerosos tipos de cânceres; auxiliam no retardo do envelhecimento e combatem enfermidades do sistema nervoso central, como por exemplo, a Doença de Alzheimer.

Devido a grande quantidade de benefícios, as campanhas que incentivam o seu consumo estão cada vez mais comuns. É muito importante que a população tome consciência do quão eficaz é a ingestão desses alimentos para a saúde.

Os antioxidantes previnem várias doenças

Top