Quais cuidados devemos ter com lentes de contato

Quais cuidados devemos ter com lentes de contato

Quais cuidados devemos ter com lentes de contato? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que renunciaram ao uso dos óculos de…

Por Isabella Moretti em 20/01/2015

Quais cuidados devemos ter com lentes de contato? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que renunciaram ao uso dos óculos de grau há pouco tempo e estão tentando se acostumas com as lentes. Elas são, de fato, mais práticas e discretas, mas é importante tomar alguns cuidados e seguir recomendações para não prejudicar a saúde dos olhos.

Quais cuidados devemos ter com lentes de contato. (Foto: Divulgação)

As lentes de contato foram criadas para atender as necessidades das pessoas que não gostam de usar óculos. Elas passam despercebidas, até mesmo quando o problema visual é intenso. No entanto, antes de se tornar um usuário de lentes, é importante que você conheça a necessidade de manter boa limpeza e higiene.

Leia mais: O perigo de dormir com lentes de contato

Quais cuidados devemos ter com lentes de contato?

No Brasil, apenas 2% da população usa lente de contato. A porcentagem é pequena, afinal, a maioria das pessoas acredita que o uso é desconfortável e trabalhoso. Esse produto, porém, não é usado apenas para fins estéticos. Ele serve para fazer vários tipos de correções visuais, como miopia, hipermetropia e presmiopia.

Confira a seguir quais cuidados devemos ter com lentes de contato:

A lente de contato deve ser limpa periodicamente. (Foto: Divulgação)

Limpe as lentes de contato

As lentes de contato devem ser limpas de forma cuidadosa e periódica. Durante a noite, é importante que elas fiquem mergulhadas em uma solução multipropósito para desinfetar totalmente.

Vale lembrar que o colírio não tem efeito de limpeza na lente, por isso não adianta aplicá-lo nos olhos. A solução é lubrificante e torna o uso mais confortável, mas a higiene das lentes só acontece mesmo quando elas são removidas dos olhos.

Não dá para armazenar as lentes de contato de qualquer forma. (Foto: Divulgação)

Não reaproveite a solução

Na hora de limpar as lentes de contato, é muito importante não reaproveitar a mesma solução. Somente uma porção nova do produto tem ação desinfetante.

Guarde as lentes em um estojo apropriado

Quando não são usadas, as lentes devem ficar guardadas em um estojo apropriado. Esse compartimento, por sua vez, deve ser substituído a cada três meses. Também é fundamental limpá-lo diariamente para não expor os olhos às infecções.

Não durma com lente de contato

As lentes devem, obrigatoriamente, ser removidas antes de dormir. Durante a noite, as pálpebras ficam fechadas e isso diminui muito a oxigenação da córnea.

Qualquer descuido com a lente pode prejudicar a visão. (Foto: Divulgação)

Consulte um oftalmologista

Marque uma consulta com o oftalmologista para examinar os olhos e as lentes. O médico também tem condições para esclarecer as principais dúvidas sobre o uso do produto.

Agora que você já sabe quais cuidados devemos ter com lentes de contato, cuide melhor da saúde dos seus olhos.

Top