Quais contas podem ser pagas online?

As pessoas estão perdendo o costume de ir até o banco ou lotérica para fazer o pagamento de uma conta, afinal, a internet oferece…

As pessoas estão perdendo o costume de ir até o banco ou lotérica para fazer o pagamento de uma conta, afinal, a internet oferece comodidade e segurança para realizar as transações sem precisar sair de casa.

As pessoas estão adquirindo cada vez mais afinidade com a internet para pagar contas. (Foto:Divulgação)

De acordo com os dados da Federação Brasileira dos Bancos, 46% das contas correntes ativas utilizam o internet banking. De todas as 67 bilhões de transações bancárias realizadas por ano, 24% acontecem no ambiente virtual.

Com a internet se tornando tão presente no dia a dia das pessoas, é natural que ela se transforme em um dos principais veículos para o pagamento de contas. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados pelo usuário para não se tornar uma vítima fácil dos golpistas online.

Saiba mais: Internet Banking é o 2º canal preferido dos brasileiros em operações bancárias

O pagamento das contas pela internet

A maioria das contas pode ser paga através da internet, basta o indivíduo acessar a página do internet banking e utilizar os serviços disponíveis. Para garantir a segurança e comprovar cada pagamento online, o sistema gera recibos eletrônicos.

O internauta pode usar diferentes serviços para fazer o pagamento das contas. Veja a seguir quais são as opções:

Débito em conta: para ter mais comodidade no seu dia a dia, o consumidor pode optar pelo débito automático em suas contas fixas, como é o caso da energia elétrica, luz e internet. Nesta modalidade de pagamento, o dinheiro é transferido automaticamente, de acordo com a prévia autorização do titular da conta bancária. Os bancos normalmente oferecem serviços de cadastramento, cancelamento e reativação de débito automático pela internet.

Existe a possibilidade de pagar contas usando o código de barra. (Foto:Divulgação)

Código de Barra: uma das formas mais usadas para pagar contas pela internet. Nesta modalidade, qualquer boleto com código de barra pode ser pago, basta informar corretamente a sequência de números. O usuário conta ainda com a opção de escolher o débito em conta ou com cartão de crédito.

Leia Também:  Novas Regras do Cartão de Crédito 2011

Cartão de crédito: se o titular da conta não tiver dinheiro disponível para débito, ele pode utilizar o cartão e até parcelar a dívida. A conta que precisa ser paga será, então, mais um item da fatura.

Sem código de barra: alguns bancos trabalham com esta opção de pagamento para facilitar a vida do cliente, como é o caso do Itaú. Nesta categoria, fica mais fácil pagar licenciamento, multas, impostos e títulos em cartório.

Cuidados com o pagamento de contas pela internet

O pagamento de contas online requer alguns cuidados. (Foto:Divulgação)

Embora exista comodidade no pagamento de contas pela internet, é necessário tomar alguns cuidados para efetuar as operações bancárias. Confira algumas recomendações:

– Evite acessar a conta bancária quando estiver conectado à rede wi-fi pública;

– Mantenha o antivírus atualizado;

– Não acesse links suspeitos;

– Procure criar senhas mais complexas em prol da segurança;

– Somente realize download em sites de confiança;

– Procure não memorizar senhas no navegador.

Veja também: Caixa Internet Banking consultas, extratos

Top