Qsymia: nova droga para tratamento contra obesidade é aprovada nos EUA

PUBLICIDADE
O Qsymia age contra o ganho de peso e contribui para o tratamento de obesos. (Foto:Divulgação)

A FDA, agência americana que regula medicamentos e alimentos, aprovou um novo remédio que auxilia no tratamento contra a obesidade. A fórmula combina substâncias fentermina e topiramato, responsáveis por diminuir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.

O novo medicamento, que recebeu o nome de Qsymia, é produzido pelo laboratório Vivus e demonstra a capacidade de reduzir ou controlar o peso. De acordo com o fabricante, as substâncias contidas no emagrecedor reduzem a massa corporal de 6% a 10%. A FDA indica o consumo do remédio, sobretudo, para adultos com IMC maior ou igual a 30. As pessoas com IMC acima de 27 e que possuem algum problema de saúde, como hipertensão e diabetes, também podem adotar a nova droga no tratamento, contando com prescrição médica.

O Qsymia é diferente dos demais emagrecedores porque reúne substâncias conhecidas no mercado em uma única fórmula. Apesar de ser eficaz para emagrecer, os resultados do medicamento só são notáveis quando o usuário inclui hábitos saudáveis na sua rotina.

PUBLICIDADE
A obesidade é um dos grandes males da vida moderna. (Foto:Divulgação)

A FDA ficou 13 anos sem aprovar remédios para emagrecer devido aos riscos que eles ofereciam à saúde. Este jejum só foi quebrado com a aprovação do Belviq mês passado e, mais recentemente, o Qsymia. Entretanto, a droga desenvolvida pelo laboratório Vivus apresenta uma média de perda de peso mais eficaz.

Veja outra aprovação nos EUA: FDA – Agência dos Estados Unidos aprova pela primeira vez medicação para insônia

Conhecendo as substâncias do Qsymia

A fentermina atua na perda de peso rápida, por isso contribui com os obesos que estão controlando a alimentação e fazendo exercícios para emagrecer. Embora seja eficaz, a substância deriva da anfetamina, que foi proibida no Brasil pela Anvisa.

O topiramato é um antiepiléptico muito usado para tratar convulsões e enxaquecas, mas que também auxilia o combate à obesidade. O emagrecimento é, na verdade, um dos efeitos colaterais desta substância, pois o indivíduo perde grande parte da sensação de fome. Diferente da fentermina, o topiramato tem comercialização legalizada no Brasil.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Anvisa proíbe emagrecedores a base de anfetamina e mantém a venda da Sibutramina

Cuidados com a medicação

Como outro emagrecedores, o Qsymia também tem efeitos colaterais. (Foto:Divulgação)

Como todo remédio para emagrecer, o Qsymia deve ser consumido com cautela e apenas com receita médica. A droga não deve ser usada durante a gestação, pois oferece riscos para a formação do feto. O consumo também não é recomendado para pessoas com hipertireoidismo, glaucoma ou problemas cardíacos. A FDA também alertou que os batimentos cardíacos do usuário do medicamento devem ser monitorados, pois o coração costuma bater mais rápido com a ação das substâncias emagrecedoras.

PUBLICIDADE

Os principais efeitos colaterais do Qsymia são: formigamentos nas extremidades do corpo, tonturas, boca seca, constipação, insônia e alteração no apetite.

Leia também:

3 Comentários

  • Olá Leydy, eu creio que este remédio ainda não esteja disponível para venda.

    Att,

  • gente só existe um remedio para emagrecer exercicios fisicos, boa alimentação e uma vida feliz.
    para pobre é que a coisa complica:
    agente só trabalha, chega exausto, tem serviço de casa. etc…
    alimentação boa custa cara – agente compra o que pode
    felicidade com pouco dinheiro fica comprometida
    portanto vamos ser pobres gordos e felizes

  • boa tarde ,estou muito acima do peso pois tenho 85 kilos e tenho de altura 1,47 sinto muita falta de ar ,como possos adiquirir esse medicamento,ja está lioberado no brasil?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.