ProUni Oferece Bolsas Remanescentes 2011

PUBLICIDADE

O ProUni é um programa já bem conhecido por jovens e adolescentes que terminam o colegial e foram ou ainda pretendem ir em busca de uma bolsa de estudos em uma faculdade. Afinal o Programa Universidade para Todos tem esse objetivo, viabilizar ao maior número de alunos possível o seu ingresso em um curso profissionalizante e conquista de uma vaga especializada.

O programa foi criado pela Lei nº 11.096 de 2005, e dirigido pelo Ministério da Educação, MEC, bem como regulamentado por este. E desde que criado vem concedendo bolsas de estudo integrais e parciais aos estudantes já ingressos em rede de ensino superior privada que aderiram o ProUni.

Entretanto, para adquirir uma de suas vagas é necessário que seja feita uma seleção entre os alunos interessados para que estas possam ser direcionadas para aqueles que mais se enquadram nas condições do programa. Porém, nem sempre todas as vagas são preenchidas e nesse momento surge para aqueles que não conseguiram passar na primeira chamada, uma segunda oportunidade a de conseguir uma das vagas, as chamadas bolsas remanescentes.

PUBLICIDADE

E as Universidades deverão conceder as bolsas remanescentes até o dia 12 de abril de 2011, sendo que no dia 06 de abril de 2011 foi divulgado em portaria no Diário Oficial da União, as regras impostas pelo Ministério da Educação, para a ocupação de tais bolsas do Processo seletivo do Prouni.

As instituições de ensino superior poderão oferecer, obedecendo a classificação do processo seletivo do programa as vagas não ocupadas pelo processo regular, para as turmas já iniciadas neste primeiro semestre de 2011 e até o ultimo semestre do corrente ano, e respeitando também o desempenho acadêmico de cada candidato.

É obrigação das Universidades divulgarem o numero de vagas remanescentes e para quais cursos, turnos e demais informações sobre este, de todas as formas possíveis, bem como o inteiro teor da Portaria do Ministério da Educação. A preferência para a ocupação das vagas são para os professores da rede pública de ensino que estão matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e de pedagogia, e para aqueles que não forem aprovados no processo de seleção para essas bolsas, deverão receber um carta com os motivos.

Para se inscrever no Prouni você deverá preencher alguns requisitos fundamentais, quais sejam, ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e obviamente não poderá ter diploma de curso de ensino superior, afinal de contas o objetivo do programa é disponibilizar universidade para todos.

PUBLICIDADE

Você também deverá ter cursado o ensino médio inteiro em escola da rede pública, ou na rede privada em condição de bolsista integral. Você também preencherá esse requisito se eventualmente tiver cursando o ensino médio em rede pública e privada, contanto que quando estava na rede privada era bolsista integral.

Quem sabe essa seja a sua chance de ter um curso superior, ou ainda de conseguir uma ajuda parcial ou integral para pagar a sua faculdade. Se informe se a sua Instituição aderiu o programa e tente você também o seu lugar, e para mais informações acesse o site do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br/)

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.