O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na edição do dia 7 de janeiro do Diário Oficial da União, as regras referentes ao Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2014.
O MEC divulgou os detalhes referentes à edição do primeiro semestre do seu programa de bolsas (Foto: Divulgação)
Criado em 2004 pelo governo federal, o ProUni disponibiliza, aos estudantes de baixa renda de todo o Brasil, milhares de bolsas de estudo, que podem ser parciais (50% da mensalidade) ou integrais, em instituições particulares de ensino superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Conforme o MEC, as bolsas integrais do ProUni 2014 são destinadas aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto as bolsas parciais podem ser disputadas por aqueles que têm renda mensal familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Pré-requisitos
Os candidatos devem ter feito o Enem 2013 para pleitearem as bolsas, além de cumprir outros requisitos (Foto: Divulgação)
Para se candidatar às bolsas que serão oferecidas pelo ProUni do primeiro semestre de 2014, os interessados devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido, no mínimo, 450 pontos, considerando a média das notas. Eles não podem ter zerado a redação.
Além disso, o candidato, que não pode ter diploma superior, deve cumprir ao menos uma das condições abaixo:
– ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
– ter cursado o ensino médio completo em escola particular, na condição de bolsista integral da instituição;
– ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista integral;
– ser portador de necessidades especiais;
– ser professor da rede pública de ensino, como efetivo.
Inscrições
As inscrições para o ProUni do 1º semestre de 2014 estarão abertas entre os dias 13 e 17 de janeiro, podendo ser efetuadas apenas através da internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br.
É importante ressaltar que o cadastro é totalmente gratuito e deve ser feito apenas pelo site oficial do programa. Outro lembrete é que você terá que utilizar os mesmos número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2013, além de digitar o seu CPF.
Calendário
Com o ProUni, milhares de estudantes de todo o Brasil podem realizar o sonho de concluir o ensino superior (Foto: Divulgação)
Segundo o MEC, haverá duas chamadas online para essa primeira edição do ProUni 2014, com a primeira chamada saindo no dia 20 de janeiro e a segunda em 3 de fevereiro. O resultado estará disponível no site do programa.
Quem não for pré-selecionado nas duas chamadas e quiser participar da lista de espera deverá se manifestar via internet, na página do ProUni, e, em seguida, terá que comparecer à instituição desejada, nas datas previstas no edital, levando toda a documentação.