ProUni 2016 inscrições para segundo semestre

ProUni 2016 inscrições para segundo semestre começam nesta terça-feira, dia 7 de junho, abrindo oportunidades para quem está em busca de uma bolsa de…

Por Andre em 07/06/2016

ProUni 2016 inscrições para segundo semestre começam nesta terça-feira, dia 7 de junho, abrindo oportunidades para quem está em busca de uma bolsa de estudos no ensino superior.

ProUni 2016 inscrições para segundo semestre (Foto Ilustrativa)

ProUni 2016 inscrições para segundo semestre (Foto Ilustrativa)

Na nova edição do Programa Universidade para Todos em 2016, estão sendo disponibilizadas um total de 125.442 bolsas, de acordo com o Ministério da Educação, número 8% maior que o ProUni de meio do ano em 2015.

Lançado há alguns anos, o ProUni disponibiliza bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Um dos pré-requisitos para essa edição é ter participado do Enem 2015.

ProUni 2016 inscrições para segundo semestre

Site oficial do ProUni já aceita inscrições (Foto: Reprodução site ProUni)

Site oficial do ProUni já aceita inscrições (Foto: Reprodução site ProUni)

Como participar do ProUni segundo semestre 2016? Basta acessar o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br e clicar na opção “Fazer inscrição”. Em seguida, será necessário digitar o seu número de inscrição e a senha do Enem 2015, para entrar no sistema.

Ao efetuar seu cadastro, você pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de cursos, instituições e turno, entre as bolsas ProUni disponíveis. Durante o período de inscrição, é possível alterar essas opções (será considerada válida a última inscrição confirmada).

Uma vez por dia, o sistema do ProUni calcula a nota de corte de cada curso, levando em conta a quantidade de bolsas e o total de inscritos. Outro detalhe importante é que você pode consultar as bolsas disponíveis clicando na opção “Pesquisar bolsas”, na página principal do sistema.

Vale lembrar que o prazo para inscrições ProUni 2016 2º semestre termina às 23h59 do dia 10 de junho.

Pré-requisitos para participar do ProUni

Os candidatos precisam informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015 (Foto: Reprodução site ProUni)

Os candidatos precisam informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015 (Foto: Reprodução site ProUni)

Além de ter participado do Enem 2015, obtendo no mínimo 450 pontos na média das notas e tirando nota acima de zero na redação, outros requisitos do ProUni 2016 são:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
  • Não ter diploma de nível superior.
  • Apresentar renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo mensal por pessoa, para se candidatar às bolsas integrais.
  • Apresentar renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos mensais por pessoa, para concorrer às bolsas parciais.

Portadores de necessidades especiais e professores da rede pública de ensino também podem participar da seleção do ProUni.

Resultado ProUni 2016 2º semestre

Bolsas para o curso de Medicina estão disponíveis na nova edição do ProUni (Foto Ilustrativa)

Bolsas para o curso de Medicina estão disponíveis na nova edição do ProUni (Foto Ilustrativa)

O resultado ProUni 2016 segundo semestre será divulgado no dia 13 de junho. Os alunos selecionados terão até o dia 20 do mesmo mês para confirmar a bolsa. A segunda chamada ProUni 2016 sai no dia 27 de junho, e os convocados deverão prestar as informações até 1º de julho.

Já entre os dias 8 e 11 de julho, estará aberto o prazo para participar da lista de espera ProUni segundo semestre 2016, para quem não foi convocado nas duas chamadas regulares. Nesse caso, os pré-selecionados deverão comparecer à instituição para a qual foram convocados nos dias 18 e 19 de julho.

Para maiores informações, entre em contato com o MEC, através do telefone 0800-616161.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top