Prouni 2016: Inscrições MEC

O Prouni 2016: Inscrições MEC (Programa Universidade Para Todos) tem beneficiado estudantes de todo o país com a sua oferta de bolsas parciais e integrais,…

O Prouni 2016: Inscrições MEC (Programa Universidade Para Todos) tem beneficiado estudantes de todo o país com a sua oferta de bolsas parciais e integrais, contribuindo de forma decisiva para a formação acadêmica dos alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino. Cerca de um milhão de estudantes foram atendidos pelo programa até o segundo semestre de 2015, com uma distribuição de 70% de bolsas integrais para os alunos. O programa ainda gera a bolsa permanência. O processo de seleção do PROUNI é criterioso, somente os estudantes que se enquadram nos requisitos básicos podem se inscrever.

Prouni 2016 Inscrições MEC (Foto: Exame/Abril)

Prouni 2016 Inscrições MEC (Foto: Exame/Abril)

Prouni 2016: Inscrições MEC

O Ministério da Educação divulga todas as informações a respeito do programa Prouni 2016: Inscrições MEC seu site oficial, assim cabe aos interessados em desfrutar do benefício ficar atentos as notícias do Portal do MEC. A partir de hoje, dia 1º de fevereiro, o Ministério deverá liberar as primeiras informações.

Leia mais informações sobre: Prouni 2016: Como se cadastrar

Informações importantes do programa

As bolsas de estudo PROUNI 2016 serão distribuídas seguindo o mesmo critério dos anos anteriores: possuir renda inferior a três salários mínimos, ter concluído os três anos do Ensino Médio em escola pública e conquistado a nota mínima no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No ultimo processo de seleção do Prouni a nota correspondia a 45, mas como a prova adquiriu um novo formato, esse ano os tópicos devem mudar.

Programa atrai centenas de estudantes (Foto: Exame/Abril)

Programa atrai centenas de estudantes (Foto: Exame/Abril)

O período de inscrições PROUNI será oficialmente anunciado na portaria do MEC, onde todos os critérios para a seleção dos candidatos também serão expostos. As inscrições iniciam-se agora no dia 19 de janeiro.

Leia Também:  Bilhete Único Escolar 2010 SPTrans

Como é feita a inscrição?

O prazo para inscrição tem início no dia 19 de janeiro.As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, acessando o Sistema do Prouni (Sisprouni). Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e senha no Enem 2015 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição, ou de sua senha no Enem 2015, poderá recuperá-los no endereço: sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

Atenção! Ao recuperar a senha do Enem 2015, o candidato recebe inicialmente uma senha provisória, ainda inválida para acesso ao Prouni. Assim, o candidato deverá acessar o Boletim individual do Enem com esta senha provisória (recuperada) no mesmo endereço eletrônico utilizado para a recuperação da senha, e criar uma nova senha. Após esse procedimento estará apto para acessar o sistema de inscrição do Prouni.

Para participar do programa é preciso fazer o Enem (Foto: Exame/Abril)

Para participar do programa é preciso fazer o Enem (Foto: Exame/Abril)

No sítio do Prouni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e seu perfil socioeconômico.

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

Leia mais informações sobre: PROUNI 2016 Inscrições, Dúvidas e Calendário

Pré–seleção e aprovação

Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do Prouni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem 2015.

Leia Também:  Senac MS: Curso gratuito de TI 2012

Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.

Quem tiver boa nota pode conseguir a bolsa de estudo (Foto: Exame/Abril)

Quem tiver boa nota pode conseguir a bolsa de estudo (Foto: Exame/Abril)

É facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Essa informação é disponibilizada ao candidato, no momento da inscrição. Nesses casos, a instituição deve informar previamente aos candidatos os critérios de seleção.

Os candidatos aprovados serão incluídos no Prouni, com emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa.

O site do Ministério da Educação por enquanto está focado no cadastramento ao SISU, o sistema andou apresentando problemas nos últimos dias. Mas depois da abertura das inscrições para o Programa Universidade Para Todos, os candidatos terão seus perfis avaliados e dentro de alguns dias a primeira lista de selecionados PROUNI. Aqueles que não conseguirem a bolsa de imediato, devem aguardar a 2ª chamada para conseguir uma oportunidade, afinal, o resultado PROUNI é efetivo enquanto houver bolsas disponíveis. Acesse o Portal do MEC.

Top