Próteses de boca gratuitas: como conseguir?

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Unicamp está oferecendo próteses gratuitas de boca, através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). A assistência espera facilitar a vida das pessoas que possuem defeitos nas estruturas orofaciais.

A Unicamp ajuda pessoas com defeitos nas estruturas orofaciais. (Foto:Divulgação)

Próteses de boca de graça

Os alunos da Unicamp se responsabilizam por confeccionar e instalar as próteses de boca, sem qualquer tipo de custo para os pacientes.

Muitas pessoas procuram a FOP por causa da chamada comunicação buco-naso-sinusais ou orofaringeanas. O acidente pode ocorrer nas extrações dentárias dos molares. Se o tratamento não acontecer corretamente, o paciente corre o risco de infecções.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os implantes para reter às próteses dependem de um processo cirúrgico realizados em várias etapas. Dependendo do caso, o indivíduo pode levar cinco meses para ter a prótese corretamente instalada na boca.

Depois que o paciente é encaminhado ou busca ajuda da FOP, ele passa por uma avaliação. Se houver mesmo a necessidade de um implante, a instituição realiza uma tomografia para a construção de um protótipo do crânio. O exame é fundamental para definir as proporções prototípicas e planejar a instalação.

Antes de criar a prótese, é fundamental a realização de exames. (Foto:Divulgação)

As próteses que vão substituir tecidos moles são feitas com um tipo especial de silicone, através de um cuidadoso trabalho artesanal pelo cirurgião-dentista, que une a sua habilidade ao conhecimento biológico.

A Unicamp também ajuda as pessoas que necessitam de aparelhos intrabucais para ronco e apneia. O centro de atendimento apenas pede um exame de polissonografia com um neurologista para mostrar detalhes sobre o problema, ou seja, origem, gravidade e comprometimentos.

Célia Mariza Rizzatti Barbosa, coordenadora do serviço de próteses bucais gratuitas, declarou: “Temos uma demanda grande de pacientes que procuram por estes trabalhos, precisamos suprir as necessidades da região, não apenas quanto às reabilitações protéticas, mas, principalmente, na formação de mão de obra especializada, capaz de atender estes casos clínicos”.

Como conseguir próteses gratuitas de boca?

Os hospitais costumam encaminhar pacientes para a Faculdade de Odontologia de Piracicaba. (Foto:Divulgação)

Os médicos dos hospitais da região normalmente encaminham os seus pacientes para a Faculdade de Odontologia de Piracicaba. No entanto, também é possível procurar a instituição sem a indicação de um profissional. O agendamento acontece através do telefone.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os pacientes que desejam obter mais informações sobre o serviço gratuito da Unicamp podem entrar em contato pelos telefones: (19) 2106 5260 ou 5263, (19) 2106-5373 e (19) 2106-5211.

Quem precisa de tratamento odontológico gratuito pode se sentir à vontade para procurar a Unicamp.

Leia também:

2 Comentários

  • precizo muito de colocar 5 dentes

  • Excelente estas informacoes, Gostaria imensamente de poder utilizar este beneficio,pois náo tenho recursos e necessito urgente de uma protese nova. Grato por estas informacoes.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.