Prós e Contras de Trabalhar em Casa – Dicas

Muitas pessoas estão mudando seus hábitos quando o assunto é trabalho. Na verdade estão voltando às origens primitivas, na época rural o camponês e…

Muitas pessoas estão mudando seus hábitos quando o assunto é trabalho. Na verdade estão voltando às origens primitivas, na época rural o camponês e o artesão viviam no mesmo lugar em que trabalhavam. Foi a era industrial que separou o lar do trabalho, tornando o trabalho algo cansativo e distante da diversão e conforto.

O filósofo italiano Domenico de Masi diz que: “A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo a diversão; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo.”

As vantagens de Trabalhar em casa é um privilegio de poucos, mas de uns anos pra cá essa realidade vem mudando: Segundo o SEBRAE, o número de micro e pequenas empresas que começam seus negócios em casa têm sido cada vez maiores. Elas cresceram em menos de uma década, de 665 mil, para 3,5 milhões atuais, ou seja, 500%.

Arquitetos, vendedores, artesãos, designers, jornalistas, publicitários, programadores, confeiteiros, decoradores… Enfim, muitos profissionais podem adaptar seu trabalho ao lar. Há muitas vantagens: economia com aluguel de sala comercial, economia de combustível para deslocamento até o trabalho, economia de tempo, horários flexíveis, ficar mais próximo da família e filhos, trabalhar “mais a vontade”, ser dono do próprio negócio e do próprio nariz.

Em contrapartida, trabalhar em casa pode gerar algumas frustrações: perder-se nos prazos, ser interrompido por problemas domésticos, distrair-se demais, possibilidade de perder o contato com outros profissionais da área pela falta de convívio diário com colegas, passar 24 horas do dia atendendo clientes… Enfim, o maior erro cometido por quem trabalha em casa é o abandono a certas regras que são necessárias para uma boa produtividade.

Continuar Lendo  Empresas preferidas pelos brasileiros para trabalhar

Veja algumas dicas para trabalhar em casa sem perder na produtividade:

1 – Encontre o local ideal para montar seu Home Office, nada de trabalhar no meio da sala com crianças correndo, visitas para receber, cachorro latindo, microondas apitando… Enquanto estiver trabalhando desligue-se dos fatos que estão acontecendo na sua casa, caso contrário você vai ficar muito estressado e vai querer voltar correndo para a empresa. Tenha uma sala exclusiva para trabalhar, com todos os equipamentos e materiais necessários para desenvolver sua atividade.

2 – Delimite o tempo de trabalhar e o tempo de lazer. Estabeleça um limite de horas para trabalhar por dia, de acordo com sua necessidade e disposição. Deixe claro aos clientes que você não está disponível 24 horas por dia, que você não é uma máquina e precisa curtir a família, os amigos, assistir, ler, passear…

3 – Organize seu tempo. Não prometa mais que você pode cumprir. Faça um cronograma de suas atividades e só faça aquilo que seu cronograma permitir, caso não consiga dar conta de tudo isso pode gerar muitas frustrações para você e para seus clientes.

4 – Mantenha-se atualizado e não deixe de lado o networking
Trabalhar fora significa mais contato com outros profissionais. É no meio de uma conversa em um corredor que surgem novas idéias, chances de um emprego melhor, dicas de cursos. A rede de contatos, conhecida como networking, tem de continuar ativa até para quem não sai de casa. Ou não quer conseguir mais clientes e oportunidades interessantes de crescimento profissional? Para isso, a internet é uma grande aliada. Publique seu portfólio em sites de trabalho e entre em grupos de discussão da sua área.

Continuar Lendo  FNAC Trabalhe Conosco, Enviar Curriculum

Tenha sucesso caminhando com as próprias pernas, mas não se esqueça de manter o foco e a organização!

 

Top