Prós e contras de se financiar um imóvel

Com o preço alto dos imóveis, algumas pessoas só conseguem comprar a casa própria financiando ele em 20 ou 30 anos. O problema que essa quantidade de tempo é uma vida inteira, e muitas coisas podem mudar. A pessoa pode ficar sem fonte de renda, por exemplo. Assumir uma dívida dessa proporção é bem complicado.

Financiar um imóvel em 30 anos é um risco (Foto: Divulgação)

Financiar um imóvel por 30 anos, no entanto, é a única opção para milhares de brasileiros que sonham em ter uma casa própria, e garantem essa estabilidade com relação a moradia. Mas é bem complicado prever o que pode acontecer durante esse período todo.

Lado positivo do financiamento de uma casa

Um dos lados positivos de fazer um financiamento é sair do aluguel e pagar por algo que for seu. Se você prensar que vai ter que desembolsar um valor de aluguel por anos e que esse dinheiro não é um investimento para algo seu, financiar uma casa, mesmo que em mais de 20 anos, não é má ideia.

Pagar algo seu é o maior benefício de um financiamento. Além disso, essa modalidade de crédito para compra ajuda quem não tem dinheiro para arcar com o preço integral de uma casa.  O que pode servir como consolo é que mesmo pegando um crédito para 30 anos não quer dizer que você tenha que pagar a casa nesse prazo. Você pode amortizar a dívida anualmente, com o montante que está em seu FGTS, ou até juntando dinheiro por conta e pagando parte desse valor da dívida da casa uma vez no ano. Assim a conta do financiamento pode acabar antes do que você imagina.

Mas o benefício do financiamento é algo grandioso para quem não tem dinheiro para comprar uma casa à vista (Foto: Divulgação)

Pontos negativos de um financiamento de imóvel longo

Financiar uma casa em 30 anos pode ser a sua solução. Um financiamento muito longo de imóvel pode ser uma opção para quem não tem como pagar uma casa á vista, mas tem suas complicações se não houver um planejamento. Como o prazo de pagamento é muito longo, muitas coisas podem mudar em sua vida.

Um dos maiores pontos negativos de um financiamento a longo prazo é que você pode não ter como pagar as parcelas ao longo do tempo por vários motivos. Mas para se precaver, é necessário guardar dinheiro para que não passe apuros se isso vir a acontecer. Mesmo que o valor que você pode guardar mensalmente seja pouco, não deixe de colocar na poupança um dinheiro. Porque se algo acontecer com sua fonte de renda você consegue, ao menos, ter um dinheiro de segurança.

Reply